Candidato à presidência pelo MDB, o goiano Henrique Meirelles concedeu entrevista exclusiva ao Sistema Sagres na tarde deste domingo (7). Ele revelou seu olhar sobre o cenário político das eleições 2018 ao apresentador Cleber Ferreira. Dentre os assuntos abordados, comentou sobre suas propostas para a Economia brasileira que, segundo ele, tem seu principal problema no descontrole da administração nas contas públicas.
“A primeira atitude a ser tomada é administrar bem as contas do governo; é importante que o governo trate o dinheiro público como cada um trata o dinheiro na sua casa. A partir daí, o governo passa a melhorar, controlando a inflação, as contas públicas passam a ter estabilidade, além disso é preciso confiança no governo […] Minha mensagem é que vou dizer a verdade independente das consequências; é disso que o Brasil está precisando, verdade.” O candidato apontou ainda que mesmo que não consiga considerável número de votos, espera conquistar o respeito do eleitorado. “As pesquisas já mostraram que conquistei o respeito da população.”
Goiás
O candidato revelou que uma possível candidatura ao governo de Goiás dependerá do resultado destas eleições. “A minha posição é de que eu volto ao governo somente se for chamado pela população nas urnas”,destacou o candidato à presidência.
O anapolino de 73 anos de idade iniciou sua carreira política em 2002, quando foi eleito deputado federal pelo estado de Goiás, à época, ele ainda era filiado ao PSDB. Meirelles também foi ministro da Fazenda em 2016. O plano de governo do ex-ministro da Fazenda inclui propostas voltadas para melhorias na educação, investimentos em bolsas de pesquisa, incentivo ao avanço tecnológico, reforma tributária, privatização dos correios, dentre outras propostas políticas governamentais.
Jássia Murielly é estudante de jornalismo da PUC Goiás e participou do projeto “Eleições na Sagres” organizado pela Escola Sagres de Formação.