A Holanda acabou com o sonho do Brasil de chegar aquí na África do Sul ao seu sexto título mundial. Um segundo tempo ridículo da nossa seleção que foi facilmente envolvida pelo adversário, tomou dois gols, a defesa deixou de ser a principal referência, jogadores descontrolados emocionamente e sem nenhum esforço para buscar uma recuperação.

Pelo lado holandes alguns jogadores chamaram a responsabilidade do jogo – Robben, Sneijder, Kuyt, esse trio foi responsável por uma grande atuação da “laranja” na etapa complementar.

O trio do Brasil – Kaká, Luís Fabiano e Robinho não apareceram, o técnico Dunga não pode contar com esses jogadores. Amarelaram e acabaram afundando com os demais jogadores.

O nervoso Felipe Melo foi o primeiro a abandonar o barco. De forma covarde ele pisou no atacante Robben e foi expulso de forma justa. Consegue jogar bem quando tem equilibrio, mas na maioria dos momentos durante um jogo ele parece estar transtornado e vai de oito a oitente em uma rapidez muito grande.

Felipe irá ficar marcado pela sua atuação nesta derrota para a Holanda, mas na minha opinião ele não é o único culpado desta eliminação brasileira.

Dunga que foi teimoso ao deixar de convocar Ronaldinho, Ganso e Neymar também tem a sua parcela significativa no fracasso brasileiro. Kaká voltou a decepcionar como em 2006, Robinho não inspira confiança e é aquele tipo de jogador que esconde atrás dos zagueiros.

Mais uma vez o Brasil dá adeus a uma Copa do Mundo e tem como principais jogadores – Dois zagueiros, mesmo com as falhas na derrota contra a Holanda – Lúcio e Juan merecem elogios pois se destacaram entre os demais jogadores.

Fica para a Copa no Brasil o sonho do hexa-campeonato.