A Classe Contábil está comemorando o Dia do Empresário da Contabilidade,  12 de janeiro. O reconhecimento dessa importante data foi instituído em março de 2011, por meio da Lei nº 12.387, aprovada pela ação do ex-deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). Uma justa celebração aos empreendedores que se dedicam a prestar serviços contábeis com ética, respeito, responsabilidade, dignidade e o mais importante: qualidade profissional, as empresas públicasprivadas e também do terceiro setor, contribuindo para o seu desenvolvimento, o equilíbrio fiscal e a geração de riquezas.

Hoje são cerca de 70 mil empresas contábeis em todo o Brasil, sendo mais de 2.500 aqui no Estado de Goiás. Tanto o contador, que é o bacharel em Ciências Contábeis, como o profissional da contabilidade já tem seu reconhecimento com datas comemorativas, respectivamente 22 de setembro e dia 25 de abril.

Assim como as mulheres, que muitas vezes têm jornada dupla, trabalhando fora e administrando família e lar, o empresário contábil também precisa executar duas funções. É ele quem presta assessoria como técnico nas diversas áreas de atuação (contábil, tributária, fiscal, trabalhista, previdenciária, societária etc…) e planeja o seu negócio, com os objetivos e dificuldades dos demais empresários.

Assim como qualquer empreendedor, o empresário contábil tem grandes desafios atualmente: explorar a tecnologia, que avança a passos largos na otimização dos processos e gestão de pessoas, já que o gestor deve saber montar e gerenciar sua equipe, a partir do perfil comportamental de cada colaborador. Ambos têm papel fundamental na busca por melhores processos, que é o caminho para maior produtividade e qualidade.

O empresário contábil, além de toda sua atribuição técnica, empreende, gera empregos e renda deixando uma expressiva contribuição para a sociedade.

Parabéns a todos os empresários contábeis que fazem parte da engrenagem que impulsiona o crescimento brasileiro. 

Edson Cândido Pinto- Contador, empresário contábil e presidente do SESCON-Goiás