Ainda sem Roben, contundido, a Holanda encarou e venceu o Japão hoje (19), às 8h30, no estádio Moses Mabhida, em Durban. A partida valeu a liderança do Grupo E para os Laranjas que, apesar da velocidade e marcação japonesa, conseguiram o alcançar a vitória graças ao meia Sneijder, que mandou para as redes aos 7min do 2º tempo.

ÁUDIO: OUÇA A NARRAÇÃO DO GOL

Com o resultado, os japoneses seguem com três pontos e vão depender do resultado da parida entre Camarões e Dinamarca, que será realizada hoje também, mas às 15h30. Um empate entre as duas seleções é suficiente para que eles mantenham a 2ª colocação e dependa apenas de si para ir às oitavas. A próxima partida de ambas as Seleções será no dia 24 de junho, às 15h30.

O JOGO

O Japão não escondia de ninguém: jogaria na defesa e o empate seria um bom resultado. Já a Holanda, essa buscava criar oportunidades, mas pouco finalizava. Nos primeiros 10 minutos de jogo, a única jogada que merece ser destacada é a tentativa de bicicleta de Kuyt – sem sucesso. Os asiáticos não se abalavam e seguiam tocando e tentando contra-ataques. Até os 30min, três chutes ao gol foram registrados, todos para fora.

Aos 36min, o brasileiro Marco Túlio Tanaka tentou cabeçada, mas, apesar do perigo, a bola foi para fora. Fraco tecnicamente, o árbitro só viu necessidade de dar mais um minuto de acréscimo, o que acabou não fazendo diferença já que, durante os primeiros 46 minutos, ninguém marcou. Chutes para fora, passes mal feitos e bastante faltas, foi a tônica da etapa inicial.

2º TEMPO

A etapa final pareceu que começaria diferente. Logo aos 2min, a Holanda chegou com perigo. Van Bronckhorst cruzou da esquerda e Van Persie subiu com estilo, cabeceou forte, mas em cima do goleiro Kawashima. Na jogada seguinte, aos 7min, Sneijder recebeu belo passe na área e bateu violentamente na bola, com curva. O goleiro não acompanhou a curva e só pôde tocar na Jabulani quando esta já estava no fundo do gol.

O Japão percebeu que precisava se arriscar mais. Aos 10min, Okubo fez boa jogada e bateu da entrada da área e viu goleiro Stekelenburg, inseguro, defender em dois tempos. Quatro minutos depois, Abe desvia de cabeça um cruzamento, mas o defensor holandês pegou de novo. Aos 19min, Okubo entrou sozinho em diagonal, invadiu a área e bateu com efeito. A bola passou com perigo, para fora. A Holanda se segurava.

Apesar do ímpeto, a qualidade de finalização do Japão ia diminuindo aos poucos. Talvez culpa do cansaço. A Holanda seguia se segurando bem e pouco criava. Apesar disso, aos 35min, a equipe laranja já registrava 63% de posse de bola. Aos 40min, os holandeses tiveram a chance de ampliar o placar. Afellay recebeu livre pela esquerda, invadiu a área, mas bateu em cima do goleiro Kawashima, que fez boa defesa.

Inacreditavelmente, aos 45min, o Japão teve a melhor oportunidade de conseguir o empate, mas só conseguiu bater para fora, sobre o gol defendido pelo holandês Stekelenburg. Na jogada, Marco Túlio Tanaka ajeitou de cabeça para Okazaki, que recebeu na área e chutou sobre o travessão, perdendo a última chance do jogo.

Local: Estádio Moses Mabhida Stadium, em Durban

Data: 19/06/2010
Horário: 08h30m
Árbitro: Hector Baldassi (Argentina)

Gol: Sneijder, aos 7min do primeiro tempo

Holanda
Stekenleburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong, Sneijder e Van der Vaart; Kuyt e Van Persie
Técnico: Bert van Marwijk

Japão
Kawashima; Komano, Tanaka, Nakazawa e Yuto Nagatomo; Abe, Hasebe, Endo, Matsui e Okubo; Honda
Técnico: Takeshi OkadaMoses-Mabhida-stadiumaltalt