Executado pela Agetop, o hospital tem 5.881,87 m² e foi construído com recursos do Tesouro Estadual. ao custo estimado de R$ 12 milhões. “O Hospital de Urgências da Região Sudoeste é um hospital público de alta tecnologia e que conta com corpo profissional qualificado. A população daquela região terá uma unidade 100% SUS, de qualidade e com perfil de urgência/emergência. Essa inauguração representa a concretização da descentralização da assistência, fortalecendo uma gestão humanizada e sobretudo participativa”, afirma Irani Ribeiro.
A nova unidade passa a oferecer atendimento em traumatologia, ortopedia, cirurgia geral, neurologia e demais urgências. O hospital conta com 123 leitos. Também vão ser feitos exames de média e alta complexidade, como ultrassonografia, tomografia, eletrocardiograma, radiologia convencional e de laboratório clínico. Para equipar a unidade foram adquiridos equipamentos de última geração.
Segundo o superintendente de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, Dante Garcia de Paula, a gestão do hospital é municipal e a gerência é estadual. O modelo hospitalar da unidade será o de Organização Social, já adotado por outros hospitais do Estado. O custeio da unidade será feito pela Secretaria, com contrapartida do Ministério da Saúde. Os municípios vão entrar com os recursos federais programados através de pactuações intermunicipais.
Profissionais
Quanto aos recursos humanos direcionados ao atendimento da Unidade, parte virá do concurso realizado pela Secretaria de Saúde. Entre os 744 profissionais nomeados, 594 já tomaram posse. “O hospital será inaugurado com condições de iniciar suas atividades, oferecendo atendimentos clínicos e cirúrgicos voltados principalmente a traumas e contendo todo suporte de exames”, garante o superintendente.