Foto: Divulgação
O Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), que recebe em média 1.500 pessoas por dia, decidiu alterar parte da sua rotina, suspendendo as visitas aos pacientes internados e alterando as regras para acompanhantes. A unidade de saúde passa também a não receber voluntários e a remarcar consultas de rotina. As medidas foram tomadas pela Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), que administradora do hospital.
A decisão tem o objetivo de reduzir a circulação de pessoas dentro da instituição afim de proteger os pacientes oncológicos, mais propensos a desenvolver sintomas graves caso sejam contaminados pelo novo Coronavírus (Covid-19).
De acordo com a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), diante das mudanças, é importante que os pacientes em tratamento continuem normalmente com suas rotinas, comparecendo às consultas e as sessões de radioterapia e quimioterapia. A Recomendação vale também para quem é atendido na Unidade Oncológica de Anápolis (UOA).
Entre as principais mudanças adotadas pelo hospital estão a proibição da visitação aos pacientes internados, o controle do horário limite para troca de um único acompanhante e a suspensão dos trabalhos voluntários, que são parte importante do funcionamento das unidades de saúde.
Segundo a ACCG todas as consultas de controle serão desmarcadas e reagendadas futuramente. É importante ressaltar que os acompanhantes que apresentarem sintomas de resfriado, como dor de garganta, tosse, dificuldade de respirar, calafrios ou febre e dores pelo corpo serão impedidos de comparecer ao HAJ e à UOA. Eventos internos da ACCG também estão suspensos por tempo indeterminado.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença.