Foto: Lailson Damasio

Os jogos da Copa do Mundo de Futebol promovem um período festivo para a maioria dos brasileiros, mas é necessário redobrar a atenção, pois uma comemoração exagerada pode gerar graves acidentes ocasionando, em alguns casos, até mesmo o óbito. O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), sinaliza sobre os riscos de queimaduras e sobre os perigos da péssima combinação de álcool e direção.

Uma reunião com amigos em casa, para assistir às partidas, pode apresentar diversas situações de perigo. Um churrasco ou fogos de artifício podem ser causadores de graves queimaduras. De acordo com o supervisor médico da unidade de Queimados do Hugol, Fabiano Arruda, “o melhor tratamento para a queimadura é a prevenção. Deve-se evitar a imprudência de ações que sejam capazes de gerar esses tipos de lesões, como a utilização incorreta do álcool e de fogos de artifício”.

De julho de 2015 a dezembro de 2017, o hospital atendeu a 935 vítimas de queimaduras graves, de média e alta complexidade, sendo 66% referentes a adultos e 34% a crianças. Esse tipo de lesão, que pode ser resultante de contato com agentes térmicos, elétricos, químicos ou radioativos, além de consequências físicas, traz também sequelas emocionais.

Outra precaução que também deve ser tomada é em relação à condução de veículos após ingerir bebidas alcoólicas. As vítimas de acidentes de trânsito estão entre os principais casos tratados na unidade. No período de julho de 2015 a dezembro de 2017, o hospital realizou 13.921 atendimentos de urgência e emergência às vítimas de acidentes de trânsito. Desses, 59% referem-se a acidentes com motocicletas, 31% a acidentes com outros veículos e 10% deles são referentes a vítimas de atropelamento.