O Atlético Goianiense iniciou na manhã desta segunda-feira (8) sua segunda semana de treinamentos após a autorização da Prefeitura de Goiânia. Para retornar aos treinos, o departamento médico monitorou o elenco por três semanas e ainda realizou testes rápidos para a covid-19. Foram ao todo 55 exames e todos deram negativo.
Mesmo com este cenário favorável dentro da equipe rubro-negro, atletas redobram os cuidados durantes as atividades já que os números de casos continuam aumentando e a preocupação é constante. O atacante Hyuri, por exemplo, revelou que dois vizinhos de infância foram vítimas da doença e que isso o deixou assustado enquanto esteve no Rio de Janeiro durante a paralisação do futebol.
“Há umas três semanas dois vizinhos de onde eu cresci faleceram por conta da covid-19. Eu cresci convivendo com eles, então é bem assustador. Você nunca pensa que será alguém do seu convívio. A cada semana que passava a preocupação aumentava porque você não tinha onde se amparar, via estabelecimentos fechando, pessoas perdendo emprego e redução salarial de todos os profissionais, praticamente. Eu passei a me assustar bastante a cada semana que passava. Nós não temos a luz de quando isso vai acabar, e não acabou, só estamos dando um ‘jeitinho’ para que todo mundo volte a trabalhar. O cuidado tem que ser o mesmo ou até mais”, destacou.
O jogador participou de uma videoconferência e durante a coletiva ressaltou o sentimento de segurança com os procedimentos realizados no Dragão, mesmo ainda estando em alerta. Ele também ressaltou a importância de todos estarem comprometidos com as orientações de segurança.
“Eu coloco como embasamento a confiança que tenho nos meus companheiros. Gosto de trabalhar em lugar organizado e com pessoas responsáveis. Eu confio neles, até porque cada um tem uma família e não adianta querermos dar uma de ‘esperto’ e colocar outras famílias em risco. Todos aqui tem sido bastante responsáveis. Os exames foram feitos e eu fiquei bem tranquilo, confesso que fiquei apreensivo antes. Após os testes, os cuidados foram redobrados”, pontuou Hyuri.
Hyuri em entrevista por videoconferência (Foto: Paulo Marcos/ACG)
Por fim, o atacante também analisou o atual cenário da pandemia no país e comentou o possível retorno do das competições no país. Na visão dele a discussão é complexa e ainda muito divergente.
“Uns pensam que tem que voltar e outros não. É complicado lembrar que pessoas estão morrendo por conta da covid-19, é uma opinião que prefiro deixar um pouco mais guardada. Mas tem muitos interesses no futebol, na CBF, então acredito que com os devidos cuidados é possível que volte. Aqui no Atlético nós temos protocolos bem seguros, eu confio nos meus companheiros e isso é importante’’, explicou o atleta.