Nesta quarta-feira (1º/09), Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a aplicação da dose de reforço em idosos, acima de 60 anos, que vivem em abrigos na cidade. Contabilizando as cinco unidades instaladas em Aparecida, cerca de 300 moradores da faixa etária preconizada, receberão até o fim desta semana, a dose de reforço contra a covid-19. A primeira instituição a receber as equipes da SMS foi o Abrigo Comendador Walmor, no Setor Jardim Riviera.
Leia mais: Com 72 novos registros, Goiás chega a 22.500 mortes por Covid-19
Segundo a Coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, cerca de 300 doses do imunizante foram disponibilizadas para a ação, que ocorre por meio de visitas das equipes da SMS nas cinco instituições de longa permanência do município.
“Diante de alguns estudos foi definido que idosos e pessoas imunosuprimidas apresentam mais riscos de complicações em decorrência da covid-19, mesmo com as duas doses da vacina, por isso o cuidado de estar administrando a dose de reforço nessas pessoas”, explica. E complementa: “A aplicação da dose de reforço é de acordo com dados epidemiológicos e estudos sobre a eficácia da vacina em cada grupo”, ressalta a gestora.
“A terceira dose dá mais segurança para que nós possamos até liberar visitas, porque o isolamento para todos nós, inclusive os idosos, é muito difícil. Mesmo estando na instituição nós reforçamos a aproximação e o reforço dos laços de família durante a pandemia nos afastou muito devido a questão de segurança”, conta a coordenadora do Abrigo Comendador Walmor, Irene Rodrigues Pereira.
A aplicação do reforço também ocorrerá para a população em geral, acima de 70 anos, a partir do dia 15 de setembro, em todos os oito postos que já aplicam a segunda dose. Segundo estimativa da SMS, mais de 20 mil pessoas nessa faixa etária já receberam duas doses da vacina ou dose única e estão aptas para serem imunizadas com o reforço.
Para esse grupo receber a terceira dose do imunizante será necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente da vacina aplicada. Além deles, as pessoas com alto grau de imunossupressão também deverão receber a terceira dose a partir do dia 15 de setembro, em oito postos.
Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada. De acordo com a Secretaria, cerca de 2 mil pessoas desse grupo devem receber o reforço.
As unidades para dose reforço a partir do dia 15 são: Drives do Aparecida Shopping e Centro de Especialidades; UBS´s Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Veiga Jardim Florença; e a Central de Imunização.
*Com informações da Prefeitura de Aparecida