O Instituto Federal de Goiás (IFG) abre inscrições para o Vestibular 2013/1 nesta terça-feira (27) e vai oferecer 10 novos cursos, sendo oito superiores e dois na modalidade técnica integrada ao ensino médio, em diversas áreas do conhecimento.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, na página eletrônica do Centro de Seleção (www.ifg.edu.br – acessar o link referente à modalidade pretendida), até o dia 23 de dezembro. A taxa de inscrição para o vestibular é de R$ 50, mas será concedida isenção desse valor àqueles que comprovarem terem cursado integralmente o ensino médio em escola pública. O período para solicitação é de 27 de novembro a 14 de dezembro. Essa mesma data é válida para os candidatos aos cursos técnicos subsequentes e integrados, cuja taxa de inscrição é de R$ 30.
O vestibular 2013/1 do IFG oferta 960 vagas, sendo a maioria delas para o Câmpus Goiânia e as demais para os outros nove câmpus. As provas objetivas e de redação serão realizadas no dia 27 de janeiro, na cidade onde o candidato optar pelo curso. Para a licenciatura em Música haverá prova de habilidade específica no dia 7 de janeiro e exame prático de aptidão musical, dia 8. O resultado será publicado no dia 8 de março, na página eletrônica do Centro de Seleção.
São oferecidos os cursos técnicos integrados em Comércio Exterior (Câmpus Anápolis) e Edificações (Câmpus Luziânia); licenciatura em Ciências Sociais (Câmpus Anápolis), bacharelados em Engenharia Civil (Câmpus Formosa, Jataí e Goiânia), Sistemas de Informação (Câmpus Luziânia, Inhumas e Goiânia), os bacharelados em Turismo, Engenharia Ambiental, Química, Engenharia Elétrica (Câmpus Goiânia) e a licenciatura em Física (Câmpus Goiânia).
Cotas
Em acordo com a Lei de Cotas, o IFG destinará no mínimo 50% das vagas dos cursos superiores e técnicos para estudantes que cursaram integralmente os últimos anos de estudos em escolas públicas. Desses, o mínimo de 50% das vagas serão reservadas para aqueles que possuem renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e desse mesmo percentual, o mínimo de 56,68% das vagas serão destinadas para candidatos autodeclarados pretos, partos ou indígenas. As vagas restantes dentro cota mínima de 50% destinada a candidatos oriundos de escolas pública, serão destinadas para aqueles que possuem renda familiar bruta mensal acima de 1,5 salário mínimo e dessas, 56,68% das vagas serão reservadas para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (veja distribuição no quadro de vagas em anexo).
O candidato deverá optar no ato da inscrição pelo Sistema Universal ou pela Reserva de Vagas. Aqueles que optarem por concorrer pelo sistema de cotas deverão entregar a documentação exigida no edital ao Centro de Seleção do câmpus para o qual vai concorrer. Para os candidatos ao vestibular, a entrega dos documentos será feita de 13 a 15 e de 18 a 19 de fevereiro; para os candidatos aos cursos técnicos subsequentes e integrados, de 7 a 11 de janeiro.