O promotor eleitoral da 77ª Zona Eleitoral de Itapuranga Luciano Miranda Meireles ajuizou ação de impugnação de registro de candidatura contra Wagner Camargo Júnior. Ele é candidato a prefeito, entretanto, tornou-se inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral, em 2007, pelo prazo de oito anos, contados do término do mandato que seria exercido por ele entre 2005 e 2008.

De acordo com o promotor, o ex-prefeito está inelegível por ter sido julgada procedente pela Justiça Eleitoral representação contra ele, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos oito anos seguintes, conforme texto da Lei da Ficha Limpa. Ele também é considerado inelegível, conforme a Lei Complementar n° 64/90, por ter sido condenado por corrupção eleitoral, por captação ilícita de voto.

Na ação, Luciano Miranda argumenta que o impugnado não preenche a chamada capacidade eleitoral passiva, já que não pode disputar mandato eletivo, sendo imperioso o indeferimento do seu requerimento de candidatura. (Ministério Público)