(Foto: Reprodução/ Internet)
Pode parecer bem difícil encaixar um passeio cultural na rotina. Mas quando aparece um feriado ficamos mais disponíveis a experimentar. Então, que tal inserir uma programação diferente no seu roteiro do feriadão de 7 de setembro?
Para começar, Goiânia tem boas opções e que funcionam nos finais de semana e feriados. Na verdade, algumas delas estão sempre disponíveis para você conhecer e aproveitar. E de graça! A Praça Cívica, por exemplo, abriga construções que remetem a história da capital e do Estado.
O Palácio das Esmeraldas é a residência oficial do governador. No Centro Cultural Marieta Telles Machado, você pode visitar o Museu da Imagem e do Som e o Cine Cultura, que exibe filmes fora do circuito convencional. Tem ainda o Museu Zoroastro Artiaga, onde é possível conhecer sobre a natureza e a cultura local.
Sem falar que a Praça Cívica tem elementos nos arquitetônicos tombados do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Tudo ali na praça… acessível a todos. As fontes luminosas, o coreto, as luminárias, a torre do relógio em art déco na Avenida Goiânia, exemplar único no mundo.
{source}
https://www.youtube.com/watch?v=AL5E2-F_bu8&t=4s
{/source}
É só andar alguns metros, deixar a Praça Cívica para trás, percorre a Rua Dona Gercina Borges e visitar a antiga residência do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira. A casa virou museu em 1987 e acabou de ser reformada. Foi pintada na cor original e passou por consertos no telhado.
Percorrer o Museu traz uma sensação de proximidade engraçada! É como se você estivesse entrando um pouco na vida daquela família, conhecendo as pessoas que viveram ali e ao mesmo tempo vislumbrando como as decisões tomadas naquele lugar impactaram Goiânia, Goiás e, claro, a nossa vida. E por que não fazer deste passeio um programa familiar?
{source}
https://www.youtube.com/watch?v=RH_62KXhkqs
{/source}
Por fim, dê um pulinho no Bosque dos Buritis. É refrescante, lindo e quase sempre tem alguma atividade fora do comum para te surpreender. Não fique só na caminhada entre os canais ou na contemplação dos lagos, visite também o Museu de Arte de Goiânia (MAG). Há boa rotatividade de exposições.
{source}
https://www.youtube.com/watch?v=kLXZzx2E_34
{/source}
Quer mais dicas para aproveitar a cidade? Veja AQUI!