A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Goiás criou mais dois assentamentos da reforma agrária no estado. São eles: Padre Ilgo, município de Caiapônia, e Santo Expedito, em Itarumã. De acordo com o chefe da Divisão de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra em Goiás, Luiz Célio Pereira de Azevedo, as duas áreas receberão, em breve, um Plano de Desenvolvimento de Assentamento (PDA). Ele acrescenta que ambas possuem 80% das terras propícias para atividades agropecuárias, além das áreas de reserva legal e Proteção Permanente (APP).

O Assentamento Santo Expedito, de 866 hectares, teve a portaria de criação publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 22 de setembro deste ano. Ele foi criado no imóvel rural Bela Vista, em Itarumã, desapropriado pelo Incra/GO por interesse social e com previsão de assentamento de 26 famílias.

O chefe da Divisão de Obtenção explica que, após vistoria técnica agronômica, o Incra constatou que a propriedade não atingia 80% de Grau de Atualização (GU) e 100% de Grau de Eficiência de Exploração (GE). O processo de desapropriação foi iniciado pelo Incra em 2007.

Compra e Venda

O Assentamento Padre Ilgo, cuja portaria de criação foi publicada  em agosto deste ano, é originário da Fazenda “Dos Meninos” – também conhecida como Três Eles ou Morrinhos. A previsão do Incra/GO é que área de 7,5 mil hectares, adquirida pela modalidade de compra e venda, seja utilizada para a criação de aproximadamente 214 unidades agrícolas familiares. Cortado por sete córregos e um rio, o novo assentamento está localizado no sudoeste goiano, a 109 quilômetros de Caiapônia, 66 de Palestina de Goiás e a 83 quilômetros de Iporá.

Fonte: Assessoria Incra/Goiás