A pouco mais de um mês das eleições, é preciso planejar como será o dia de votação para evitar aglomerações e se prevenir contra a Covid-19. Em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta terça-feira (13), a infectologista do HCor, Daniela Bergamasco, explica que cuidados tomar no dia do pleito.

“Planejar a ida para o local de votação com o objetivo de permanecer lá o menor tempo possível e com o menor número de pessoas possível. Cada um deve verificar onde vai votar, de preferência ir até lá sem acompanhante; cada um manter o uso das medidas protetivas, uso de máscara o tempo todo, levar álcool gel e utilizar antes e depois da votação, não se alimentar ou beber água no local de votação; manter o distanciamento social, pelo menos um metro e meio de outras pessoas”, afirma.

A especialista orienta que as pessoas não devem permanecer no local após a votação, para evitar aglomerações. Além disso, quem apresentar os sintomas ou tiver recebido diagnóstico positivo para Covid-19 nos últimos 14 dias, não deve comparecer e sim justificar pela internet, de acordo com recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Daniela Bergamasco faz um alerta a pacientes com doenças crônicas. “Para algumas situações particulares, pessoas portadoras de doenças crônicas que venham realizando algum tratamento médico específico, é importante contatar seus respectivos médicos para verificar se há alguma recomendação individualizada a ser seguida”, afirma.

Segundo a infectologista, quem não puder evitar levar crianças, por exemplo, os cuidados por parte dos pequenos devem ser os mesmos para os eleitores, que não devem deixá-las sozinhas ou que tenham contato com outras pessoas.

Confira a entrevista na íntegra a seguir no STM #118