A inflação de Goiânia registrou aumento de 0,83% no mês de abril. Com esse resultado a variação do ano está em 2,78%.O destaque ficou por conta do grupo de transportes, influenciado pelos combustíveis.

O etanol teve um acréscimo de 11,52% somente em abril. Já a gasolina foi de 7,67%. Em segundo lugar ficou o grupo saúde. Os medicamentos ficaram mais caros em média 2,56%.

Em seguida, habitação dom reajuste de 0,73%. Para a superintendente de estatísticas pesquisas e informações socioeconômicas da Secretaria de Gestão e Planejamento Lilian Maria Silva Prado, se continuar nesse ritmo, o ano de 2011 fechará com alto índice inflacionário, bem acima da meta que é de 4,50%.

“Nesse primeiro quadrimestre do ano fechamos com uma inflação de 2,78%. O próprio Banco Central já disse que é difícil conseguir cumprir a meta de 4,50%. Essa meta seria cumprida somente em 2012. Se continuarmos nesse patamar, teremos uma inflação alta como tivemos no ano passado. Ficaremos na dependência do governo federal para conter esse descontrole”, avalia.

Já em abril a cesta básica teve aumento de 0,97% se comparado ao mês de março, saindo a R$ 203,45. Lilian explica que 12 produtos foram pesquisados.

“Dos 12 que foram pesquisados, sete tiveram reajuste. Alguns produtos como a batata inglesa e a cenoura ficaram mais caros”, relata.