O Dia do Nutricionista é comemorado nesta segunda-feira, dia 31 de agosto. Nessa mesma data, em 1949, foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas. O objetivo desta associação era melhorar e desenvolver estudos sobre a qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição.

Segundo a nutricionista Laura Filmari, é comum existir uma série as fake news e mitos dentro da área da nutrição. Ela afirma ser necessário que as pessoas busquem conhecimento para combater as notícias falsas.

“A dica é se manter bem informado sempre, porque dessa forma você vai desconfiar e ter dificuldade em aceitar, sem questionar ou consultar um especialista, quando aparecer aquelas dietas da moda ou algum alimento que promete resultados milagrosos em um curto período”, explicou.

Laura Filmari enumera situações que podem influenciar diretamente na alimentação. “Questões como o estresse, trabalho, problemas familiares e questões emocionais, o ambiente em que você está inserido, o estilo de vida e até os hábitos alimentares das pessoas do seu convívio podem estar ligados diretamente na sua alimentação. O nutricionista leva em consideração uma série de fatores para realizar uma avaliação da saúde de uma forma integral do individuo”, esclarece.

A nutricionista explica que algumas pessoas acreditam que o profissional da Nutrição trabalha apenas recomendando dietas, mas existem diversas áreas de atuação para este profissional.

“O nutricionista tem atuação na prática clínica, indústria de alimentos, nutrição esportiva, saúde coletiva, marketing na área de alimentação e nutrição, gastronomia e na área do ensino”, explicou.

Confira na íntegra a entrevista com Laura Filmari no Tom Maior #87