O frio que os goianos perceberam nos últimos dias deve continuar. A semana deve ser de baixas temperaturas por todo Estado. Nesta terça-feira (26), o tempo em Goiás permanece nublado com possibilidade de névoa úmida. A chefe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabeth Alves, explicou à Sagres nesta terça-feira como ficará o clima nos próximos dias.

Segundo ela, o final de semana foi bastante frio por conta da chegada da segunda massa de ar frio. “Essa foi mais intensa que a primeira, que ocorreu no início de maio. Isso declinou bastante a temperatura. Jataí, por exemplo, bateu o recorde de maior frio do centro-oeste com 5° C (cinco graus)”, destaca.

Elizabeth Alves conta que o frio deve continuar principalmente pela manhã, mas que as temperaturas devem aumentar no período da tarde chegando a 27° C. Ela também ressalta que em Junho o frio deve aumentar. “Estamos prevendo a chegada de mais uma massa de ar frio para a primeira semana de junho. Ele não se mostra ser intensa e deve ser bem rápida”.

Chuvas no Estado

A chefe do Instituto Nacional de Meteorologia também falou sobre as chuvas. “O período chuvoso já passou, mas pode sim ter algumas chuvas rápidas que melhoram a umidade, mas não são constantes”, destaca.

Segundo ela, o País vive um período chamado neutro. Ela explica que esse período é a falta de influência do El Niño, que é o aquecimento das águas do pacífico, e a falta de influência da La Niña, que é o resfriamento da água do pacífico.

Este ano o Estado teve chuvas regulares, mas, como desde 2014 as chuvas estão irregulares, o Goiás ainda está abaixo da média normal.

Confira a previsão do tempo para os próximos dias:

Fonte: Inmet