Após um ano e meio a superintendência do Inmetro em Goiás voltou a verificar os equipamentos de barreiras eletrônicas instaladas nas rodovias estaduais. 

As inspeções atende às regulamentações contidas na portaria 115 de 1998 do Inmetro. O diretor técnico do Instituto em Goiás, Willian Santos Duarte, relata qual o intuito em analisar os equipamentos. 

“O Inmetro faz por meio de um carro a aferição para que a foto seja emitida. Em uma via de 80 km, a verificação é feita acima de 88 km, para que possa acionar as fotos”, explica.

Segundo ele, após a verificação, as fotos são encaminhadas ao Inmetro para serem analisadas juntas com a marcação que é feita no carro do Inmetro, e a partir do laudo, pode ser feita as fiscalizações.

Willian Santos descreve como funciona o procedimento em caso de irregularidades encontradas, e de que forma o cidadão pode fazer caso se sinta prejudicado em uma lombada eletrônica que não esteja atendendo as exigências do Inmetro.

“Quando há alguma irregularidade, o Inmetro não aprova o aparelho. Se alguém se sentir lesado, pode ligar na ouvidoria do Inmetro, no 0800 642 4042. A verificação é feita de acordo com a solicitação da concessionária em conjunto com Agetop”, completa.