A superintendência do Inmetro em Goiás divulgou nesta sexta-feira (9) resultado da operação de fiscalização realizada em Goiânia entre os dias 5 e 9 de dezembro, que teve como foco o comércio de brinquedos e de luminárias natalinas da capital.

O instituto visitou 12 lojas e cerca de 40 mil brinquedos e 6 mil luminárias natalinas foram inspecionados. Os agentes encontraram menos de 1% de irregularidades nos produtos, o que certifica que podem ser comercializados. O superintendente do Inmetro em Goiás, André Abraão, destaca a importância da fiscalização.

“Todo produto que é colocado no mercado com o certificado do Inmetro, traz a garantia de que não vai trazer nenhum problema tanto para a saúde quanto para a segurança das pessoas. São produtos que possuem qualidade. Essa é a razão da fiscalização”, resume.

A operação de fiscalização não é realizada apenas na época de Natal, mas em todo o ano. Na época das festas de final de ano, o instituto intensifica a ação por causa do alto consumo deste tipo de produto.

“Obviamente porque o mercado e o comércio tem um maior volume de vendas neste período. Buscamos intensificar essa fiscalização justamente para poder verificar a qualidade dos produtos que estão no comércio”, ressalta.

Ainda de acordo com o superintendente, todos os produtos encontrados com irregularidades durante a operação são recolhidos, apreendidos e por fim destruídos. 

Com informações do repórter Jerônimo Junio