O consumidor se tornou extremamente exigente nos últimos anos. Valoriza a qualidade, a praticidade e a agilidade nas compras. Tudo isso tem levado o setor de comércio a se preocupar em conhecer mais os clientes, estabelecer perfis, identificar preferências e hábitos de consumo. Quem é que não gosta de se sentir único? Ter um atendimento personalizado? E é nesse momento que algumas iniciativas inovadoras acabam nascendo, uma forma da empresa não cair diante da concorrência.
Cada dia mais os comerciantes tem se desdobrado para oferecer novidades. Há quase um ano no mercado, a empresa “Jantar a Luz de Velas” tem vendido noites românticas a vários casais. Segundo uma das sócias do negócio, Andréia Coelho, o cliente só precisa escolher o local, cardápio e o dia e depois desfrutar de um encontro romântico, regado a um bom vinho, jantar e ambiente à luz de velas. É a própria empresa que decora o ambiente, prepara o jantar e no outro dia volta para deixar tudo organizado para o casal.
“Normalmente é na casa do cliente. A gente vai, decora, prepara o ambiente pra ficar romântico. Saímos, o casal chega, aproveita e no dia seguinte a gente retorna e retira tudo. O trabalho do casal é só se deliciar”.
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A empresa “Jantar a Luz de Velas” atende de 12 a 20 pedidos de decorações por mês, a faixa de preço média para contratação fica entre R$ 400 e 900. O cliente pode escolher entre pacotes prontos ou adaptar as opções de decoração de forma a atender as particularidades de cada um. Para Andréia, mais que um negócio rentável, uma maneira de levar romantismo aos casais apaixonados e sem muito tempo disponível.
“Esse trabalho requer muito detalhe. A gente vai atrás de tudo especificamente para eles e isso é muito trabalhoso, mas ao fim a gente vê a satisfação do casal e é muito gratificante”, finalizou.
Consultoria individual
Bacharel em direito, Rafaella Bessa, apostou na venda de cosméticos para garantir um dinheiro extra no final do mês. Mas antes mesmo de começar percebeu que não bastava apenas vender os produtos. Em cada abordagem, uma consultoria para as diferentes consumidoras. Rafaella conta que às vezes recebe ligações de clientes apenas com pedidos de conselhos. Um ombro amigo, uma atenção especial, que garantem um atendimento personalizado e consequentemente aumento nas vendas.
“Sempre que a cliente precisar de algo, ela vai confiar em mim. A gente vira uma personal”, acredita.
Competição
Para a gerente da unidade de inovação e competitividade do Sebrae Goiás, Elaine Maria de Moura Sousa, o empresário inova quando percebe a necessidade e o desejo do consumidor. Gerando assim uma vantagem competitiva com empresas do mesmo segmento.
Elaine vai mais além: comércios que não inovam podem estar fadados à falência. “O consumidor é muito exigente e sempre quer algo que atenda suas necessidades. A decisão por inovar ou estagnar é o que define a sobrevivência da sua empresa no mercado.”
As empresas e os empresários que não conseguem sobreviver no mercado apresentam alguns erros comuns, segundo o professor de economia da PUC Goiás, Jefferson de Castro. E um deles, é justamente o fato de não buscarem inovar. De acordo com Jefferson, é preciso apresentar além de produtos de qualidade, bom atendimento nas vendas e principalmente na pós venda. “Isso é fundamental até para que o cliente retorne e se fidelize”.
Falir, quebrar, fechar portas, fracassar, palavras que nenhum empreendedor gosta de ouvir. Mas que frequentemente pode se tornar a realidade de vários empresários. O remédio para esse mal pode estar na inovação, que também traz riscos, mas é bom lembrar que quem não arrisca pode estar mais próximo do fim, segundo os próprios especialistas.
Reportagem especial de Nathália Lima