O antigo Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (CS/UFG) passará a ser incorporado pelo Instituto Verbena/UFG (IV/UFG), cujo lançamento ocorre nesta sexta-feira (12) às 20h no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal. A aprovação da Resolução do instituto ocorreu no último mês de junho pelo Conselho Universitário da UFG.
A estrutura, vinculada à Reitoria, vai substituir o Centro de Seleção. O nome é uma homenagem à ex-professora da Faculdade de Educação Verbena Moreira Soares de Sousa Lisita. Ela faleceu em 2007, aos 41 anos, época em que presidia o CS UFG.
Conforme o texto da Resolução, “o Instituto Verbena/UFG tem como objetivo realizar, com excelência, processos de seleção, avaliação, formação, qualificação e pesquisa, para a administração pública, empresas e outras organizações da sociedade, nos âmbitos nacional, regionais, estaduais e municipais”.
Ainda segundo a Resolução, o Instituto terá um regimento específico, que será instituído por portaria da Reitoria da UFG, com o detalhamento dos procedimentos de sua organização e gestão.
O lançamento
No evento desta sexta-feira (12) será realizada oficialmente a virada do Centro de Seleção para o Instituto Verbena/UFG e o público geral já poderá acessar os conteúdos pelo site www.institutoverbena.ufg.br.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, enfatiza que “até chegar ao Instituto Verbena, o Centro de Seleção foi reestruturado em seus objetivos para continuar prestando o serviço que presta, com a qualidade que presta, mas ampliar sua potência de serviço”. É com esse norte que o Instituto Verbena/UFG já nasce com os mais de 50 anos de experiência do Centro de Seleção e agrega ainda mais valor e expertise à essa atuação.
De acordo com a diretora executiva do IV/UFG, Claci Rosso, “a criação do Instituto Verbena/UFG dá um salto na oferta de serviço, e nós nos colocamos à disposição para atender com excelência não apenas o Estado de Goiás, que é bem representado pela UFG, mas também as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e todo o país”.
Segundo Rosso, a partir de um diagnóstico foi identificada a necessidade de atendimento em todo o país, e constatou-se a capacidade da UFG em realizar esses serviços. “É um desafio e uma grande responsabilidade que também faz parte da nossa missão com a sociedade”, afirmou Claci Rosso.
Além dos concursos e seleções e outros serviços já executados, o IV/UFG também realiza conferências, cursos de formação de diversos níveis, avaliação de serviços empresariais e industriais, avaliação de diversos sistemas da rede pública, pesquisas eleitorais e de opinião, pesquisa de satisfação, diagnóstico de mercado e análise de concorrência, entre outros serviços.
A realização dos serviços pelo Instituto Verbena/UFG é sempre pautada na missão de atender com excelência seus públicos, tendo como valores a ética, o sigilo, a cooperação, a inovação e o empreendedorismo.
Homenageada
Verbena Moreira Soares de Sousa Lisita era professora da Faculdade de Educação (FE) e presidente do Centro de Seleção da UFG. Ela faleceu no dia 28 de agosto de 2007, aos 41 anos, e estava grávida de cinco meses quando foi vítima de complicações decorrente de um aborto espontâneo.

Nascida em Goiânia, em 26 de setembro de 1965, Verbena era formada em História pela Universidade Católica de Goiás, fez mestrado em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo.
A professora assumiu a presidência do Centro de Seleção em janeiro de 2006, quando teve início a gestão de Edward Madureira Brasil à frente da Reitoria da UFG. Entre as suas publicações está a autoria do livro “Formação de professores: políticas, concepções e perspectivas”, da editora Alternativa.
Durante a cerimônia de lançamento do Instituto Verbena/UFG, a Assessora Especial do Gabinete da Reitoria, Sandramara Matias Chaves, irá entregar uma placa de homenagem à família de Verbena Lisita.
Além disso, o nome escolhido faz referência a uma flor que é bastante conhecida no Brasil e uma das espécies que floresce no Cerrado. A planta verbena já foi utilizada como símbolo para selar pactos e acordos, e os embaixadores carregavam suas flores ocasiões especiais.