Foto: Divulgação CMTC

O representante do poder legislativo na Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), vereador Lucas Kitão (PSL), apresentou nesta quinta-feira (27), na Câmara dos Vereadores, um requerimento convidando os demais representantes da CDTC para se posicionarem sobre a proposta de aumento da passagem do transporte coletivo.

Em entrevista, Lucas Kitão confirmou que foram convidados o secretário municipal de trânsito, secretário municipal de planejamento, e o prefeito Iris Rezende, atual presidente da CMTC e quem pautou o aumento na semana passada.

“Nesta primeira oportunidade faremos o questionamento desses representantes. Saber o que eles pensam do aumento, qual o voto deles e qual a justificativa de votar sim ou não. Faremos também o estudo dos cálculos, juntamente ao que tem feito o Ministério Público, para pensarmos em uma possível ação anulatória desse aumento”, explica. “Sinto a pressão dos empresários e já percebi que o prefeito cedeu a ela. Inclusive tem mostrado ser favorável ao aumento, infelizmente”.

Lucas Kitão defende que o aumento não será o suficiente para resolver os problemas do transporte público. “Não resolve o problema dar aumento ano a ano sendo que a estrutura continua a mesma, a fiscalização finge que existe e as empresas fingem que aceitam. A própria CMTC, por exemplo, depende de mesada do consórcio”, ressalta. “Está na hora de barrar o aumento e rever todo esse sistema para resolvermos o transporte de fato e não só ficar protelando soluções”, pontua.

O convite para que os integrantes da CDTC compareçam a Câmara é válido para a próxima semana, mas sem uma data definida. “Não vamos impor nenhuma data, porque depende da agenda deles. Só fiz questão de, no requerimento, solicitar que seja o mais rápido possível”.

Embora o convite não tenha imposto data específica, os representantes da CMTC precisam se reunir antes da nova reunião que está para ser reagendada. “O prefeito já mostrou que vai ceder a pressão e vai conceder o aumento, então a gente precisa discutir isso tudo antes dessa reunião acontecer”, destaca.

Na última semana, a agência goiana de regulação aprovou um cálculo que prevê o aumento no transporte coletivo de R$ 4,30 para R$ 4,50. A reunião da CDTC, que decidiria sobre o reajuste, estava marcada para última sexta-feira (21), mas foi cancelada após recomendação do Ministério Público.

*Com reportagem de Rafael Bessa