Uma profissão por vezes incompreendida, mas fundamental para o bom andamento do dia a dia nas cidades. Assim é possível descrever as contradições que vêm à cabeça  das pessoas, quando a profissão em pauta é a de agente de trânsito.

São eles os responsáveis por executar, acompanhar e defender o cumprimento dos atos do poder de polícia de trânsito e representar a autoridade competente contra infrações criminais estabelecidas na legislação vigente. Para exercer a profissão, não é necessário ter diploma de nível superior.

No entanto, a doutora em Transportes e professora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Patrícia Margon, defende que a formação acadêmica pode abrir novos horizontes profissionais.

{mp3}Podcasts/2017/dezembro/16/patricia_margon_1{/mp3}

Para ser agente de trânsito é preciso ser aprovado em concurso público. Além disso, o salário médio pago a este profissional é de aproximadamente R$ 2,5 mil.

smt

O agente de trânsito Horácio Ferreira acredita que. além de possuir embasamento teórico, um bom agente deve ter inteligência emocional.

{mp3}Podcasts/2017/dezembro/16/horacio_ferreira_1{/mp3}

A legislação determina que pelo menos 5%  do valor arrecadado com multas sejam empregados em ações de educação de trânsito. Segundo Horácio Ferreira, o investimento em iniciativas de conscientização é essencial para a redução de acidentes.

{mp3}Podcasts/2017/dezembro/16/horacio_ferreira_2{/mp3}

O profissional da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) esclarece ainda como o cidadão pode entrar em contato com a Pasta, caso queira informar qualquer problema referente ao trânsito.

{mp3}Podcasts/2017/dezembro/16/horacio_ferreira_3{/mp3}

Da repórter Larissa Artiaga

smtd