A Convenção realizada pelo PT, que escolheu o vereador Helvecino Moura como vice do prefeito Maguito Vilela (PMDB) na disputa pela reeleição em Aparecida de Goiânia, não valeu. Este é o entendimento das executivas regional e nacional do partido que, agora, está sob intervenção do diretório estadual. O partido indica o ex-deputado Ozair José para a vaga.

Interventor no diretório, Olmo Xavier, membro da executiva estadual, diz que a medida se justifica porque a sigla tem “diretrizes”. “O PT é um partido nacional, que tem representatividade na maioria dos municípios brasileiros e em todos os Estados. Partidos nacionais tem que ter diretrizes nacionais. Nós temos a diretriz de que, nos municípios com mais de 50 mil habitantes, o diretório nacional precisa homologar as decisões”, argumenta.

De acordo com Olmo, a legenda visa não apenas “o momento atual de cada cidade, mas uma questão mais duradoura”. “Em todas as cidades médias e grandes, o PT nacional homologou. No caso de Aparecida de Goiânia, o PMDB avalia que seria necessário o nome de outro companheiro e o PT acatou. É uma intervenção, mas nada que desmereça o companheiro Helvecino Moura”, argumenta.

Mesmo com a decisão “de cima para baixo”, ele diz esperar o apoio do preterido Helvecino Moura. “Ninguém acha bom ser substituído ou preterido em nenhuma situação. Nosso trabalho é ter a compreensão do vereador.”