(Foto: Divulgação)

Os pagamentos das faturas do mês de novembro dos prestadores de serviço credenciados no Instituto de Assistência ao Servidor do Estado de Goiás (Ipasgo) devem ser realizados na próxima amanhã para os 3.210 profissionais registrados como pessoa física. Já aqueles que estão cadastrados como pessoas jurídicas, que são 900 empresas da área da saúde, terão os débitos quitados no dia 28.

O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Silvio Fernandes, em reunião com representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Conselho Regional de Odontologia do Estado de Goiás (CRO-GO) e Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás (Simego), na sede do Ipasgo.

“Nós estamos fazendo pagamento referente ao mês de novembro e também o residual do mês de setembro e outubro. O residual será pago dia 19, no dia 20 faremos o pagamento de todas as pessoas físicas credenciadas e no dia 28 faremos todo pagamento credenciado pessoa jurídica”.

Sílvio Fernandes confirmou que o Instituto possui um deficit mensal de R$ 10 milhões e que através de medidas administrativas foi feita uma economia de R$ 1,5 milhão.

“Estamos buscando redução de quadros terceirizados, de custos operacionais, xerox, veículos. Vamos tentar nos próximos meses, diminuir esse deficit buscando otimizar melhor o uso dos nossos recursos. Isso vai demandar um pouquinho de tempo e a gente precisa entender o melhor agora o funcionamento de todo instituto, os números mais concisos em nossas mãos, a fim de tomar as melhores decisões e não prejudicar os nossos usuários”.

O presidente do Cremego, Leonardo Reis, afirmou que o atraso dos repasses causa dificuldades nos estabelecimentos de saúde e que as tabelas dos principais planos de saúde são defasadas a ponto de não cobrir o custo da assistência.

“Os estabelecimentos de saúde passam por dificuldades, as tabelas da maior parte dos planos de saúde, SUS, estão extremamente defasadas, a ponto de mal cobrir o custo da assistência. Então é com dificuldade, mas pagando essas duas competências, vamos ver se consegue equilibrar as contas e voltar anormalidade anterior, de forma que os prestadores entenderam isso, e as entidades médicas renegociando com a presidência do Ipasgo, a manutenção desses pagamentos e a regularização do caixa dos estabelecimentos”.

No próximo dia 14 de março, haverá outra reunião do presidente do Ipasgo com as entidades representativas para definir o calendário de pagamento das faturas referentes ao mês de dezembro de 2018.