A emissão de guias de consultas e exames do Ipasgo será realizada apenas pelos prestadores de serviço. Ou seja, o usuário não vai precisar ir até o prédio do instituto ou a um Vapt Vupt, para retirar a guia e depois ir ao hospital ou à clínica.
A intenção do Estado é desafogar a estrutura e agilizar os serviços, já que cerca de três mil pessoas buscam atendimentos no prédio do Ipasgo todos os dias. O Diretor de Assistência, Múcio Bonifácio, explica ao repórter Rubens Salomão que o órgão busca estender o sistema de atendimento para se disponibilizar a toda rede credenciada.
Segundo ele, os usuários serão atendidos imediatamente pelo próprio prestador mediante acesso a este serviço que concede autorização de atendimento.
Os prestadores de serviço deverão se adequar ao atendimento automatizado e fazer um cadastro junto ao Ipasgo para atender aos usuários.
Os usuários que pagam a contrapartida da guia por meio de débito automático serão atendidos de imediato, já os que não têm este serviço, vão receber um boleto, emitido na própria clínica, ou hospital, e deverão fazer o pagamento na lotérica ou agência bancária mais próxima.
Múcio Bonifácio explica que a mudança começa a ser implantada em Goiânia, a partir do dia 10 de outubro. “Os hospitais, as clínicas que vão utilizar efetivamente as suas matrículas e senhas para que o cliente do Ipasgo possa ser atendido”, avalia.
Em novembro, a emissão exclusiva de guias pelos prestadores de serviço será estendida à região metropolitana de Goiânia e para o interior do Estado.