(Foto: Rubens Salomão / Sagres On)

Durante o evento para assinatura da ordem de serviço da reforma e ampliação do Cais Guanabara, o prefeito Iris Rezende (MDB) falou sobre a questão do transporte público de Goiânia, quando perguntado quais os próximos passos da discussão sobre o aumento da tarifa. “Na minha administração passada, em 2005, nós instituímos em Goiânia o melhor transporte do Brasil. Abrimos licitação, chegaram 1.200 ônibus 0 km, com equipamentos para os cadeirantes, para os idosos, para que tomassem os ônibus”.

O prefeito continuou e afirmou que o governo passado interferiu no transporte da Região Metropolitana e “deixou isso que está aí, um instrumento de sofrimento do povo”. Iris argumentou sobre o aumento da passagem, que não dá pra segurar a correção por causa da situação do transporte, em função da inflação. “Qual é a autoridade que o poder público tem para exigir dessas empresas se não cumpre com seu dever?”.

Para finalizar, o prefeito declarou que vai conversar com o governador Ronaldo Caiado, para que, juntos, entreguem um novo transporte em Goiânia. Em 2019, Iris e Caiado se reuniram diversas vezes para discutir a questão do transporte público e como alternativa propuseram a criação de um Fundo de Transporte para subsidiar a tarifa e reduzir o valor, evitando assim novos aumentos.