Goiânia e região metropolitana vivem uma das piores crise hídricas dos últimos tempos, principalmente devido ao período de seca, no qual o principal fornecedor de água, o Rio Meia Ponte, encontra-se com o leito bem abaixo do necessário.
Apesar do esforço do poder público, com a inauguração do Complexo de Abastecimento Mauro Borges, na barragem do João Leite, a água não chega em todas as torneiras e a população ainda vive o drama do desabastecimento.
Em relação à questão da falta de água, o governador em Exercício de Goiás, José Eliton (PSDB), durante a comemoração de aniversário de Goiânia, destacou que se reuniu com técnicos da Saneago e que medidas serão tomadas para pôr fim à crise hídrica.
{mp3}Podcasts/2017/outubro/24/ze_eliton_agua{/mp3}
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), também comentou a falta de água na capital. Ele disse que ainda não debateu o tema, porque a Saneago, empresa responsável pelo abastecimento da Capital, ainda é de responsabilidade do Estado.
{mp3}Podcasts/2017/outubro/24/iris_agua_01{/mp3}
Iris ainda ressaltou a seriedade da crise hídrica em Goiânia e, caso a Saneago tenha dificuldades em resolver o problema, a prefeitura não terá problema em assumir a empresa em uma possível municipalização do serviços de água e tratamento de esgoto.
{mp3}Podcasts/2017/outubro/24/iris_agua_02{/mp3}
Do repórter Jerônimo Junio