A disputa pelo governo promete ser equilibrada. É o que revela a pesquisa Verus/Rádio 730 divulgada nesta sábado (29). No primeiro cenário estimulado, aonde os entrevistados recebem uma cartela com o nome e a foto dos possíveis candidatos, Iris Rezende (PMDB) obteve 27,3% das intenções de voto. O governador Marconi Perillo (PSDB) tem 26,3%. Considerando a margem de erro, que é de 2,9 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

O ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso e pré-candidato do PSB é o terceiro colocado com 9%. O empresário Júnior Friboi (PMDB) aparece na quarta colocação com 8,3%. Antônio Gomide (PT) soma 7,5% das intenções de voto. Outros candidatos apresentados no primeiro cenário da pesquisa estimulada foram: Ronaldo Caiado (DEM) 6,2%, Marta Jane (PCB) 1,8%, Henrique Tibúrcio (PSDB) 1,1%, José Eliton (PP) 0,9%, votaria em branco ou anularia o voto 6%, não soube responder/indeciso 5,7%.

Regionais: Marconi lidera em 10 regiões, Iris em 3

Abrangendo todo o estado, o levantamento Verus/Rádio 730 ainda mostra a preferência eleitoral em cada regional de Goiás. Marconi Perillo lidera em oito: Anápolis (15,9%), Centro (26,9%), Nordeste (22,9%), Sudoeste (37,7%), Sul (44,9%), Oeste (41,3%) e Noroeste (46,9%) e aparece tecnicamente empatado com Iris Rezende em duas – Norte e Entorno do Distrito Federal. Já o peemedebista, Iris Rezende lidera a disputa em três regiões: Goiânia (36,9%), Região Metropolitana (40,2%) e Sudoeste (26,8%). Em Anápolis, a liderança é do prefeito da cidade, Antônio Gomide, que tem 63,8% das intenções de voto no primeiro cenário da pesquisa estimulada.

Rejeição

Mantendo os mesmo candidatos apresentados no primeiro cenário do estudo, a pesquisa também perguntou: Em qual desses candidatos a governador o (a) Sr (a). não votaria de jeito nenhum? Marconi Perillo aparece com 32,4% seguido por Ronaldo Caiado (21,6%), Iris Rezende (20,1%), Júnior Friboi (13,1%), Marta Jane (11,6%), Antônio Gomide (9,7%), Vanderlan Cardoso (8,9%), Henrique Tibúrcio (8,8%), José Eliton (8,3%), não soube responder quem rejeita/nenhum (26,9%).

Estimulada 02: Marconi, Vanderlan, Friboi e Gomide
Em um cenário com menos candidatos e sem Iris Rezende, todos os pré-candidatos ao governo aparecem com maior percentual de votos. Marconi Perillo tem 37% – liderando a corrida. Em seguida aparecem Vanderlan Cardoso (17,4), Júnior Friboi (15,9), Antônio Gomide (10,5%), Marta Jane (5,3%). Por outro lado, aumenta o número de votos brancos ou nulos (7,5%) e indecisos (6,3%).

Espontânea

Na pesquisa espontânea, o eleitor responde em quem votaria sem que lhe seja apresentado cartela com nome dos possíveis candidatos. Neste cenário, o governador Marconi Perillo obteve 20,4%. Logo em seguida aparece, Iris Rezende com 7,8%. Na sequência os nomes mais lembrados foram Júnior Friboi (3,6%), Vanderlan Cardoso (3%), Antônio Gomide (2,8%), José Eliton, Alcides Rodrigues e Maguito Vilela (0,3% cada), Antônio Anselmo, José Gomes, (0,2% cada), Ronaldo Caiado, Sandes Júnior, Ademir Menezes, Isaura Lemos, Darci Accorsi, Valdivino José de Oliveira, Elias Júnior, Clécio Alves, Mauro Rubem, Felisberto Tavares, Flávia Morais, Nion Albernaz, (0,1% cada).

O levantamento espontâneo para governador ainda revela que mais da metade dos eleitores goianos ainda não definiram ou não sabem em quem votar. Se a eleições fossem hoje, 6,4% votariam em branco ou anulariam o voto. Outros 53,6% não souberam responder em quem votaria/indecisos.

Segundo Turno

O estudo quantitativo Verus/Rádio 730 também perguntou ao eleitor em quem votaria se o segundo turno das eleições fosse disputado entre Marconi Perillo e Iris Rezende. A pesquisa aponta que Iris seria eleito com 46,1%, Perillo teria 41,2%, votaria branco ou nulo 10,1%, não soube responder/indeciso 2,7%.

Senado

Os eleitores consultados, durante a pesquisa, também responderam em quem votaria para o cargo de senador. Na pesquisa estimulada, o resultado foi o seguinte: Ronaldo Caiado (38,8%), Antônio Gomide (19,6%), Vilmar Rocha (12,4), Martiniano Cavalcante (5,4%), votos brancos ou nulo (11,7%), não souberam responder/indeciso (12,2%).

Metodologia

A coleta de dados foi realizada entre os dias 21 e 27 de março, junto à população com 16 anos ou mais, eleitores e residentes no munícipio pesquisado. A metodologia da pesquisa foi do tipo quantitativa, com amostragem por quotas proporcionais a sexo, faixa etária e local de residência. O instrumento de coleta de dados foi do tipo estruturado com questões abertas e fechadas, sendo toda aplicação dos mesmos supervisionada por fiscais de campo e coordenadores. As entrevistas foram face-a-face, junto ao individuou.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE –GO) – 00029/2014 e no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) – 00057/2014.