O ex-prefeito Iris Rezende tomou a primeira dose da CoronaVac, vacina desenvolvida contra a Covid-19, nesta quarta-feira (10), na área 1 da PUC, acompanhado do atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). Aos 87 anos, Iris integra o grupo alvo da imunização nesta nova fase, que engloba pessoas acima dos 85 anos.

Em entrevista ao repórter do Sistema Sagres, Samuel Straioto, o ex-prefeito destacou que fez questão de ser um dos primeiros vacinados, para incentivar a população. “É um instrumento que nenhuma pessoa pode abrir mão dele, é a garantia de que não vai ser atacada por esse vírus que tem atormentado o mundo”, declarou.

Iris afirmou que a vacinação trará tranquilidade para o povo goiano e para o poder público, considerando que a imunização evitará a lotação dos hospitais do Estado. “Bem, primeiro lugar, eu saio daqui tranquilo para enfrentar esse vírus que está atormentando o mundo. Em segundo lugar, é o exemplo que eu dou aqui a população, não brinque com o vírus, procure um posto e vacine imediatamente”.

Vacina para todos

O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, também concedeu entrevista para o Sistema Sagres e garantiu que “todas as pessoas com mais de 85 anos possuem a sua dose de vacina resguardada e assim receberão a vacina”. O secretário pediu para as pessoas evitarem aglomeração e que nove pontos de atendimento foram preparados para a imunização, nesta fase.

“Vamos deixar bem claro isso, não precisa vir de madrugada para a fila, não precisa se aglomerar. A vacina dessas pessoas está 100% garantida. Quando você chegar no drive, se porventura tiver uma fila grande, volte uma hora depois, duas horas depois, essa pessoa será vacinada com conforto, com a dignidade, que nós sabemos que nossos idosos merecem”, declarou.

Sobre a nova cepa, Durval afirmou que o sequenciamento genético e rastreio está sendo feito desde que as novas variantes no Amazonas e em outras partes do Brasil surgiram. O secretário pediu para que os goianienses mantenham o cuidado, usando máscara e evitando aglomeração. “Até o momento, nós não identificamos nenhuma variante genética aqui no município, mas, lógico, é importante saber que essa cepa já está circulando no Estado e que em breve estará circulando na cidade, porque nós sabemos o quão contagioso é o vírus”, encerrou.

Nova fase

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou à vacinação de todos os idosos com mais de 85 anos da capital, nesta quarta-feira (10). Ao todo, cerca de 13 mil pessoas devem ser imunizadas com a vacina Coronavac. A logística compreende a aplicação das doses em nove pontos, seguindo ordem alfabética para evitar aglomerações.

Imagem: Divulgação / Secom Goiânia

O cronograma prevê a vacinação em três dias, sem a obrigatoriedade de agendamento, em sete escolas municipais de Goiânia, além de dois pontos de drive thru. A organização se dá da seguinte forma:

  • 10/2 – iniciais de A a I
  • 11/2 – iniciais de J a M
  • 12/2 – iniciais de N a Z

Confira todos os locais para a vacinação >>>