O distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais podem permitir que crianças tenham que conviver mais tempo com abusadores e agressores sem espaço para denunciar.

No primeiro semestre de 2020 a quantidade de ocorrências de maus-tratos, abuso sexual e agressão física contra crianças caiu consideravelmente em Goiás, quando comparada com o mesmo período do ano passado.

Em entrevista a Sagres 730, o presidente do Colegiado de Conselhos Tutelares de Goiânia, Carlindomar Júnior, destacou os motivos que levam a redução dessas denúncias.

“Em reunião entre todos os colegiados entendemos que devido a pandemia as denúncias reduziram em média de 30%. Essas denúncias reduziram por causa das escolas e dos CMEIs que não estão funcionando e eles são nossos parceiros nas denúncias. Os professores, os porteiros, eles tem um contato muito grande (com as crianças). Então qualquer coisa que acontece eles entram em contato conosco. Mas hoje não temos esse elo de comunicação, porque as aulas estão suspensas”.

Carlindomar ainda salientou que a pandemia “é o grande reflexo da diminuição de casos”. Para ele o grande desafio nesse momento é fazer o socorro chegar até essas crianças e por conta dessa o Conselho Tutelar tem procurado novos canais de denúncias.

“Nós criamos o Instagram  oficial do Conselho Tutelar para tentar aproximar essa famílias, porque normalmente as crianças e adolescentes já tem Instagram. Então criamos essa página para tentar ficar mais próximos dessa família” afirmou.

“Como fazer o socorro chegara até essa criança? É uma medo até para o Conselho Tutelar, porque se não tem as denúncias, nós não podemos agir. Temos que achar métodos de fazer essas crianças e esses adolescentes ter conhecimento de que ele pode nos chamar, ele pode ligar anonimamente se estiver com medo. Porque boa parte de casos acontece dentro da família, são pessoas muito próximas. A criança e o adolescente tem medo de denunciar porque as vezes não vão acreditar. Então podem entrar em contato pelo Instagram, pelo disque 100, porque a única forma da gente conseguir entrar nessas residências é a denúncia” concluiu.

Ouça a entrevista na íntegra:

http://

Canais para denúncias no Conselho Tutelar:

Instagram – @ctgoianiaoficial

Disque – 100

ONG Grupo de Apoio à Adoção

O grupo de Apoio à Adoção atende crianças que chegam nos abrigos e necessitam de ajuda, além de selecionar famílias que desejam fazer uma adoção. Na Sagres 730, Vera Cardoso, presidente da ONG, falou sobre o trabalho do grupo.

“Nós fazíamos uma trabalho focado nas crianças e adolescentes que por algum motivo são afastadas da família e levados para os abrigos e instituições de acolhimento com forma de proteção. E a maioria dessas crianças e adolescentes vem com um histórico de negligência, de abandono ou violência doméstica”.

Vale destacar que a ONG sobrevive de doações e trabalho voluntário.Vera também comentou sobre a redução do número de crianças que chegam a esses abrigos.

“O que nós estamos percebendo que a chegada de novas crianças nesses abrigos caiu muito desde quando começou o isolamento social. Conversando com conselheiros tutelares e com as pessoas que trabalham na área de violência, todos confirmam que reduziu muito as denúncias de violência doméstica em relação as crianças e os adolescentes”, destacou.

Para Vera Cardoso, o retorno das aulas deve ser discutido com cautela, porém, uma possível volta pode ajudar a proteger as crianças dos agressores.

“Qualquer decisão nesse momento em que a gente vive uma situação de pandemia que estabilizou em um platô muito alto de contaminação, é muito complexa. Eu não sou especialista nessa questão, mas tenho tentado me informar e tendo a concordar que o retorno as aulas com todos os cuidados sanitários e começando pelas crianças maiores, que tem mais condições de entender quais são os mecanismos de prevenção, eu acho que seria um caminho. Até porque os irmãos mais velhos poderão ser um canal de proteção dessas crianças menores, falando dessa questão da violência doméstica”, finalizou.

Ouça a entrevista na íntegra:

http://

Canais para denúncias no Conselho Tutelar:

Instagram – @ctgoianiaoficial

Disque – 100