Um dos jogos que mais gera expectativa e que pode mudar bastante o dono da última vaga para a Série A ganhou mais um ingrediente nessa terça-feira. O Icasa, time já rebaixado para a Série C, dispensou 10 jogadores nesta tarde, quatro deles que compõe a defesa considerada titular, e o caminho fica menos tortuoso para o Boa Esporte, adversário desse sábado, às 16h20, em Juazeiro do Norte, e maior postulante a subir para a Primeira Divisão.

O time cearense dispensou os defensores Nahylor, Carlinho Rech, Gilberto Alemão, Marco Tiago, Zeca e Rodrigo Fernandes, o volante Dodó, o meia Danilo Cintra e o atacante Eric. Destes, Nahylor, Gilberto, Marco e Zeca foram titulares na partida contra o Vasco, no sábado, no empate por 1 a 1 que decretou a queda do time de Juazeiro. Dodó, ex-Atlético, estava encostado e acabou sendo liberado de vez.

Agora, sem 10 atletas, o time juazeirense deve ir a campo com muitos jogadores do time Sub-20, o que deixa Atlético, Avaí, América-MG e Ceará em alerta, já que poderia facilitar a vida dos mineiros de Varginha. O próprio jurídico do Atlético já ligou o alerta para analisar tudo que antecede e como vai ser o andamento da partida.

Tudo pode mudar

Antes de sábado, o Icasa ainda será o foco de um episódio que pode virar a Série B de ponta cabeça. O time cearense será julgado no Pleno do STJD por ter entrado na Justiça Comum no início desse ano, antes que todas as esferas esportivas se esgotassem, reivindicando a vaga na Série A 2014 por uma irregularidade no Figueirense, 4º colocado na Série B do ano passado. O time até conseguiu liminar para jogar a Série A, mas a CBF conseguiu cassá-la.

No fim de Agosto, o Icasa foi excluído da Série B por decisão do Tribunal, mas conseguiu um efeito suspensivo e, desde então, tem entrado em campo dessa forma. O Regulamento Específico da Série B e o Regulamento Geral de Competiçoes da CBF não especifica o que aconteceria em caso de exclusão do Icasa, faltando apenas uma rodada para o término da Série B.

O mais provável, em caso de exclusão, seria invalidar todos os 37 jogos do time cearense e retirar os pontos das equipes que venceram ou empataram com o Icasa, ou até mesmo dar vitória por WO para todos os adversários do time juazeirense. Dessa forma, o Atlético-GO seria beneficiado, já que perderia apenas um ponto e pularia para a 4ª colocação, dependendo apenas de si na última rodada.

Entretanto, como o time cearense já está rebaixado e vai jogar a Série C em 2015, o STJD pode apenas aplicar uma multa no Icasa, o que manteria o contexto atual, assim como o duelo contra o Boa no sábado. O relator do caso é o juiz Miguel Ângelo Cançado, que também pode pedir vistas do processo e adiar ainda mais a decisão sobre o clube cearense.