Jair Bolsonaro é o novo presidente do Brasil. Em uma corrida eleitoral marcada por polêmicas e fortes divisões no país, o candidato do PSL recebeu mais de 55 milhões de votos e venceu a disputa para assumir a presidência pelos próximos quatro anos. Bolsonaro derrotou o candidato do PT, Fernando Haddad, que estava na disputa pelo cargo neste segundo turno.

Nas eleições do dia 6 de outubro, Bolsonaro foi o líder de votos, com 46,03%, mas sem conseguir maioria absoluta nos votos válidos. Com 29,28%, Fernando Haddad conquistou o direito para ir ao segundo turno. Agora, nas eleições deste domingo, o militar conseguiu ter a maioria, com 55,5% dos votos contra 44,4%.

Durante o período eleitoral, Jair Bolsonaro foi alvo de atentado em Juiz de Fora, durante um comício. O candidato sofreu uma facada no dia 6 de setembro e ficou internado durante 22 dias. Por conta das sequelas deixadas pelo crime, Bolsonaro se ausentou de todos os debates, inclusive os do segundo turno.

A eleição de Jair Bolsonaro representa a primeira vitória de um militar para o cargo de presidente após o fim da ditadura militar, entre 1964 e 1985. As sequelas da ditadura, com forte repreensão à liberdade, deram tom bastante crítico a Bolsonaro, com várias publicações da imprensa internacional e também de artistas renomados, como Roger Waters, Madonna, Ellen Page e Tom Morello.

A posse de Bolsonaro está marcada para o dia 1º de janeiro, em Brasília. Até lá, ele começará a formular os ministérios. Por enquanto, alguns cargos já estão definidos, como o Ministério da Fazenda, que será entregue a Paulo Guedes, e a Casa Civil, com Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fjairmessias.bolsonaro%2Fvideos%2F945681038957259%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}