A Federação de Futebol do Japão confirmou nesta segunda-feira (04) que a seleção do país não disputará a Copa América na Argentina, em julho deste ano. A Conmebol já foi contactada pelos japoneses, que deram como justificativa pela desistência a situação difícil pela qual o Japão passa, devido ao terremoto do dia 11 de março.

Uma reunião hoje na sede da Conmebol no Paraguai entre o presidente da entidade sul-americana, Nicolás Leoz, e o presidente da Federação Japonesa, Junji Ogura, definiu o abandono do Japão. O time nipônico estava no Grupo A, junto com Colômbia, Bolívia e Argentina.

Junji Ogura alegou que a prioridade no momento é cooperar com a reestruturação do país, e também que é difícil contar com os jogadores que atuam nas equipes europeias. Leóz lamentou a desistência dos japoneses, mas disse compreende a decisão.

Espanha pode ser convidada

Após o anúncio de que o Japão não participaria mais da Copa América, o jornal argentino “La Nación” divulgou a informação de que a Espanha poderia ser convidada para substituir os japoneses. Segundo a publicação, o convite deve ser feito pelo presidente da Associação Argentina de Futebol, Julio Grondona, a Angel Maria Villar Llona, principal dirigente da Federação Espanhola de Futebol, que é amigo do argentino.

Caso a Espanha recuse o convite, as opções seriam Honduras, Costa Rica ou Estados Unidos. Entretanto, um problema de calendário pode inviabilizar a participação destes países, pois eles terão acabado de disputar a Copa Ouro, competição que reúne as seleções das Américas Central e do Norte. A Copa Outra termina no dia 25 de junho, pouco antes do começo da Copa América, que será do dia 1º ao dia 24 de julho.