O Japão é a primeira seleção garantida, em eliminatórias, na Copa do Mundo 2014. Com direito a muita emoção, a seleção nipônica empatou por 1 x 1 nesta terça-feira (04) com a Austrália, em jogo válido pelas seletiva asiáticas, e carimbou o passaporte para o Mundial no Brasil. Por enquanto, só Japão e Brasil (país-sede) estão confirmados em 2014.
Os japoneses só precisavam de um empate para atingir o objetivo e o jogo permaneceu 0 x 0 até os 37 minutos da etapa final, quando um chute de Tommy Oar encobriu o goleiro Kawashima e silenciou as mais de 62 mil pessoas que lotaram o estádio de Saitama. A alegria dos torcedores nipônicos, no entanto, explodiu oito minutos depois, aos 45min, quando o juiz marcou pênalti em toque de mão dentro da área e Honda cobrou para fazer 1 x 1.
A seleção treinada pelo italiano Alberto Zacheroni chegou aos 14 pontos no Grupo B da quarta fase das Eliminatórias Asiáticas e não pode mais ser alcançada pelos adversários. Jordânia e Austrália somam sete, Omã tem seis e o Iraque, cinco. Assim, o Japão garante presença em seu quinto mundial seguido, já que desde 1998, a seleção nipônica participa de Copas do Mundo. Em 2002, eles dividiram a organização do torneio com a Coreia do Sul.
O Japão também está confirmado na Copa das Confederações, que tem início no dia 15 de junho. O time nipônico está no Grupo A e fará a abertura da competição justamente contra a Seleção Brasileira, no dia 15, às 15h45, no Estádio Nacional, em Brasília.
Com Portal da Copa