O volante da Aparecidense-Adfego, Valdo Firmino, 26 anos, foi convocado pelo técnico Rodrigo Oliveira e vai disputar o Mundial de Futebol de Amputados, na Turquia. Há cinco anos na modalidade, ele já foi convocado para a Seleção Brasileira outras vezes para treinamentos.
Valdo teve ainda duas oportunidades para participar de competições oficias, mas lesões tiraram o jogador do Sul-Americano e da Copa das Confederações. O volante da Aparecidense irá se apresentar à Seleção no final de agosto para a fase preparatória e, segundo ele, a ansiedade é grande para finalmente participar de uma competição oficial.
“É a realização de sonho. Estou batalhando no futebol de amputados há cinco anos e já participei de algumas fases de treinamento com a Seleção, agora, é a grande oportunidade de disputar a Copa do Mundo. É minha grande oportunidade”, crava o atleta.
Mesmo acostumado com embates acirrados dentro de campo, o jogador não esconde o friozinho na barriga quando lembra que vai encarar várias horas de voo até Istambul. “Nunca voei, vai ser a primeira vez, será um grande desafio. Nunca saí para fora do Brasil, mas estou preparado para tudo isso”, revela.
Com 24 seleções de cinco continentes, a Copa do Mundo de Futebol de Amputados será disputada entre 30 de setembro e 9 de outubro. Valdo destaca que o Brasil é um dos times favoritos. “O Brasil é um dos favoritos ao título, é uma grande equipe. A seleção que vai sediar também é forte”, diz.
Terapia
Em uma entrevista ao Sistema Sagres, o atleta da Adfego contou como foi quando sofreu o acidente e precisou amputar a perna. De acordo com ele, “ainda caído no chão”, a primeira coisa que pensou é como iria jogar bola de novo.
“Isso aqui para mim é uma terapia. Nem sabia que existia esse time de futebol de amputados e foi através disso que me ajudou na recuperação. Era meu principal medo ficar sem jogar, eu me acidentei indo jogar futebol”, disse.
O principal medo de Valdo tinha um motivo: um sonho. Ele almejava representar a Seleção Brasileira. “E foi através do acidente que eu consegui ser convocado. Consegui chegar a um objetivo que eu queria ir para um lado e Deus permitiu que eu fosse por outro”, afirmou.












