Dois dias após a Federação Goiana de Futebol oficializar a suspensão do Campeonato Goiano por tempo indeterminado, a posição do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Goiás (Sinapego) continua gerando polêmica entre alguns elencos que estavam na disputa do estadual. Além do Jaraguá que também criticou a postura do Goiás Esporte Clube, na manhã desta quinta-feira (19) jogadores da Aparecidense divulgaram uma nota oficial.

“Nós, Atletas Profissionais da Associação Atlética Aparecidense, através desta, viemos à público nos posicionar frente ao pedido de Paralisação do Campeonato Goiano 2020 protocolado pelo Presidente do SINAPEGO junto à Federação Goiana de Futebol.

Reconhecemos a gravidade dessa crise do CORONAVÍRUS no Brasil e no Mundo e assim como toda a população estamos muito apreensivos com o desenrolar dela, afinal de contas, precisamos da nossa plena saúde para atuar, também estamos expostos e temos nossas famílias. Numa situação grave como essa, decisões difíceis precisam ser tomadas e o mais certo à se fazer é ouvir todos os envolvidos, uma vez que vidas humanas estão em jogo. Queremos RESSALTAR que nos contrariou o fato do SINAPEGO protocolar um Pedido de Paralisação do Campeonato junto à FGF sem sequer termos sido ouvidos. Não sabemos quais grupos de atletas foram consultados. O nosso não foi. Não opinamos nos termos protocolados e não temos ciência do que virá a seguir. Sabemos que as decisões muitas vezes não agradam à todos, mas num momento crítico como esse TODOS os 12 grupos de atletas das equipes que disputam o Campeonato Goiano deveriam ter sido consultados para que se chegasse ao mínimo de um consenso. Era o ideal a ser feito antes que qualquer decisão fosse tomada, pois afetará a vida de todos os atletas, principalmente daqueles que ficarão desempregados (a maioria). Os impactos estão sendo sentidos principalmente pelos Atletas que já estão tendo seus contratos rescindidos e ficarão sem nenhuma perspectiva para o prosseguimento das suas carreiras. A maioria de nós se encaixa nesse quadro. Grande parte dos Atletas da Aparecidense não conhece o Presidente do Sindicato, que por sua vez perdeu uma chance de ouro para se afirmar como representante da categoria e de ser o grande mediador nesse momento tão difícil que vivemos.
Veio à público e todos tomaram conhecimento que o Presidente do Sinapego se reuniu com os jogadores de um único Clube. Com todo o direito, nossos colegas tiveram a oportunidade de se posicionar expondo a visão deles. Nós aqui da Aparecidense sequer fomos procurados antes que o Sinapego decidisse por todos e perdeu-se a oportunidade de construirmos todos juntos um documento que expressasse os sentimentos, anseios e preocupações dos Atletas do Estado de Goiás.
Esperamos enfim que todos os Atletas que precisarem de ajuda (e poderão ser muitos), possam receber o apoio necessário e que o Brasil e o Mundo se livre do Coronavírus.”

(Foto: Comunicação/AA Aparecidense)

Em entrevista à Sagres 730 o goleiro Pedro Henrique destacou a insatisfação dos atletas do Camaleão principalmente em relação ao Sinapego que, segundo ele, não ouviu seus companheiros de clube.

“Essa nota reflete nosso sentimento de impotência. Sabemos que num momento como esse decisões duras e difíceis precisam ser tomadas, e eu acho que era o momento de chegarmos a um consenso e dar relevância a todos os atores, todos elencos, a imprensa, diretores de clubes, presidentes, patrocinadores e enfim. Mas nós não fomos ouvidos. Entendemos e compreendemos essa situação, as medidas que estão sendo adotadas para combater esse vírus e vamos obedecer todas as recomendações, mas depois do vírus o grande problema é a incerteza sobre nossas carreiras. Foi redigido um documento que foi protocolado na Federação que nós não participamos e não fomos consultados”, explicou.

Ele destacou ainda que a nota não é pela paralisação do Campeonato Goiano, mas sim por não terem tido voz ativa na decisão que foi tomada no início da semana.

“Nosso pesar não é pelo campeonato acabar porque ele vai acabar um dia, mas é pela forma como foi e de ter excluído a gente de participar do debate para a construção de uma solução que ao meu modo de ver seria menos impactante. Nesse momento nós sabemos que todos terão de dar sua contribuição e nós estamos preparados para dar a nossa”, afirmou o goleiro.

Mesmo reserva na atual temporada, Pedro Henrique é um dos atletas que está a mais a tempo na Aparecidense e se tornou um porta voz dos jogadores. Por isso ele revela a preocupação de todos com o futuro de suas carreiras.

“O que a gente está vendo agora é um movimento para que Campeonato Goiano seja retomado. Então agora os esforços serão redobrados para que ele seja, em algum momento, retomado, mas é isso que a gente não sabe. Se vai ser ou não, quando, se terá essa possibilidade e se não tiver, como que fica? Isso que não sabemos, essa indefinição e a não participação nesse processo todo”, pontuou.

>>> Posição dos jogadores do Atlético
>>> Posição dos jogadores do Jaraguá

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença