(Foto: Confederação Brasileira de Tênis)

As equipes de Brasil e Bélgica realizam neste sábado (2), a partir das 14 horas, três jogos para a definição do vencedor do confronto pela Copa Davis de Tênis. As partidas estão sendo realizadas no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia, Minas Gerais. A equipe vencedora garante vaga na Fase Final da competição, no mês de novembro, em Madrid na Espanha.

No primeiro dia do confronto, na sexta-feira (1), Brasil e Bélgica terminaram empatados. O cearense Thiago Monteiro venceu o duelo diante de Arhtur de Greef, por dois sets a zero, com parciais de 6/3 e 6/2. Na sequência, o paulista Rogério Dutra Silva foi superado por Kimmer Coppejans, também por dois sets a zero, com duplo 6/4. Neste sábado serão realizados mais três jogos.

O primeiro jogo deste sábado será das duplas. Os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares entram em quadra contra Sander Gilles e Joran Vliegen. Logo em seguida, Thiago Monteiro e Kimmer Coppejans, vencedores dos jogos de sábado, medem forças no quarto jogo do confronto. Caso seja necessária, a quinta partida será entre Rogério Dutra Silva e Arthur De Greef.

Novo formato

O ano de 2019 marca o início de um novo formato para a Copa Davis de Tênis. Nos anos anteriores todos os confrontos até a decisão eram disputados na sede de um dos países envolvidos. Neste ano a Federação Internacional de Tênis (ITF) definiu que a Fase Final será disputada em sede única, com 18 países participantes. A primeira sede escolhida pela entidade foi Madrid, na Espanha.

A nova formatação da Copa Davis foi financiada pelo grupo de investimentos Kosmos, que investirá três bilhões de dólares pelos próximos 25 anos da competição. O presidente do grupo de investimentos é Gerard Piqué, zagueiro FC Barcelona, da Espanha. Apesar de ser um astro do futebol, Piqué sempre revelou ser admirador do tênis e resolveu investir no esporte.