O estádio Jonas Duarte, em Anápolis, está passando por uma grande reforma com o intuito de se tornar uma “mini-arena”. As principais mudanças serão o rebaixamento do gramado, o novo sistema de iluminação e o fechamento do anel das arquibancadas, além da modernização das estruturas. As obras estão orçadas em 5 milhões, com recursos federais e municipais, e tem previsão para ser totalmente entregue em 2018.
A ideia é trazer mais conforto e funcionalidade, além de ampliar a capacidade, que hoje é 10.707 para 15.000. As obras serão feitas em duas partes: o módulo 1, que envolve o rebaixamento do gramado e a cobertura completa do anel da arquibancada, e o módulo 2, que são as demais modernizações e chegada das arquibancadas ao nível do gramado, acabando com o alambrado.
O módulo 1 deverá ser entregue em maio ou junho de 2016. O gramado, porém, estará pronto já em janeiro, para que os times de Anápolis utilizem o Jonas Duarte para a disputa do Campeonato Goiano. Já o módulo 2 deve completar totalmente a reforma em 2018. O secretário de esporte e lazer de Anápolis, Ademir Marinho, avisa que as obras não afetarão o uso do estádio para o Goianão:
“A reforma no gramado estará pronta para o Goianão, é claro, mas o restante não. O fechamento do anel da arquibancada e as obras nas outras áreas do estádio serão continuadas durante a competição, mas não vai atrapalhar. Serão colocados tapumes para isolar a área em dia de jogo, um procedimento normal nessas situações”.
O calendário atual prevê o término do nivelamento do campo nesse próximo final de semana. Com isso, já no início da semana que vem (12), serão instalados os sistemas de drenagem e irrigação. Logo após, a grama do tipo celebration, a mais usada nas arenas, começará a ser colocada no Jonas Duarte.