O Jornal 730 Debates deste sábado (6) teve como tema a Medida Provisória 653/14, que gerou polêmica na classe farmacêutica em todo o País. Participaram, no estúdio, o presidente do Sindicato do Comércio de Produtos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sincofarma-GO), JoãoAguiar, a advogada trabalhista Arlete Mesquita e a presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária, Nara Luiza de Oliveira.
A MP 653/14, publicada em agosto deste ano, permite que em farmácias caracterizadas como micro ou pequenas empresas tenha a presenta de um técnico farmacêutico, não sendo necessário um profissional com a formação superior na área. A medida causou desconforto na classe profissional, principalmente por ter sido editada no mesmo dia em que foi sancionada a Lei 13.021/14, que reconhece a presença obrigatória de um farmacêutico e transforma as drogarias em estabelecimentos de saúde.
Durante as duas horas de programa, os ouvintes interagiram com os debatedores enviando perguntas e outros temas referentes à área também foram abordados como, por exemplo, a comercialização de artigos de conveniência em estabelecimentos farmacêuticos.