Você já ouviu falar em empresa júnior? Entre os objetivos desse tipo de organização, formada apenas por estudantes, estão fomentar o aprendizado, aproximar o aluno do mercado de trabalho, gerar autonomia e elaborar projetos na área de formação.

Em entrevista ao Tom Maior da SagresTV, a presidente da Jornalismo Júnior, Gabriella Sales, conta como funciona uma empresa júnior.

“É uma empresa totalmente formada por estudantes universitários, nesse caso pessoas que estudam jornalismo na USP. A gente presta serviço de comunicação, e também somos um veículo de imprensa. A gente tem portal, onde publicamos textos e vídeos”, afirma.

A Jornalismo Júnior é uma empresa formada por alunos de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP). Fundada em 2004, é a pioneira no ramo jornalístico dentro do Movimento Empresa Júnior (MEJ). Foi criada para incentivar a reflexão acerca dos formatos jornalísticos e a fim de possibilitar a prática dos alunos, ampliando cada vez mais suas visões sobre a profissão.

Para participar, é bem simples. Gabriella Sales relata que o interessado começa como repórter, e depois de dois anos pode ingressar na diretoria da empresa. “A gente tem um esquema que você pode passar dois anos na empresa (para depois virar diretor). Você pode entrar logo no primeiro ano e trabalhar como repórter. Você produz conteúdo para o nosso site. Caso você tenha interesse, no segundo ano, você pode participar como diretor, a gente fica responsável pela parte mais burocrática, e também de corrigir todo conteúdo que vai ser divulgado.”

Os envolvidos trabalham com o intuito de produzir conteúdos diversos e de qualidade para todos, reunindo temas de relevância social e tendências do momento. “A gente produz conteúdo sobre vários temas, mas sempre temos um foco muito grande em direitos humanos e temas mais frios, mais abrangentes, coisas que a gente pode trabalhar de alguma forma mais profunda,” esclarece a presidente.

O serviço pode até parecer “puxado” para um estudante, mas a presidente ressalta que todos trabalham juntos. “A gente tem um trabalho muito em equipe, entre todos os diretores, a gente se apoia muito, sempre discutimos todas as decisões em reuniões. É um trabalho, realmente, que a gente nunca ta sozinho para fazer nada. Cada um tem uma coisa que está responsável e a gente sempre se apoia. Então é muito bom, é muito divertido ao mesmo tempo que a gente cresce e aprende muito.”

Assista à entrevista na íntegra a seguir