Sagres em OFF
Rubens Salomão

Jovair busca vereadores e diz que Câmara e Paço “têm mais acertos que diferenças”

Uma semana depois de ser empossado como novo secretário de Governo, o ex-deputado federal Jovair Arantes (Republicanos)realizou reunião na Câmara Municipal nesta quarta-feira (08) com 32 dos 35 vereadores da Casa. O encontro ocorre depois de seguidas declarações na imprensa e discursos no plenário com críticas à gestão de parlamentares até então considerados aliados. Nos bastidores, vereadores apontam à Coluna que a mudança de postura já representa antecipação da eleição de 2024.

Avaliação de aliados e opositores é de que o projeto de reeleição do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) teria baixa viabilidade e, por isso, seriam apenas “pragmático” o processo de desconexão, principalmente daqueles vereadores que têm o projeto de reeleição. Jovair Arantes conversou com os vereadores e buscou atender às demandas mais imediatas: a abertura da administração para demandas dos parlamentares, com encontros periódicos, e o pagamento das emendas impositivas.

“Isso (críticas) faz parte do conteúdo político, né? A política é muito rica em diferenças e acertos. Os acertos são maiores que as diferenças e o que nós vamos buscar são exatamente os acertos, as conversas que precisam ser feitas. A parcialidade não convém para nenhum dos dois lados e os trabalhos devem ser desenvolvidos juntos”, afirma Jovair. “O que nós queremos é ajudar nessa harmonia entre o Executivo e o Legislativo”, completa.

Foto: Romário Policarpo passou a maior parte da reunião ao celular. (Crédito: Mariana Capeletti)

Menos é mais

Apesar com comparecimento de quase todos os vereadores na reunião, a intenção da base do prefeito é fazer depuração de quantos dos 30 atuais membros da base podem ser considerados fiéis. Avaliação é de que a base deve ser menor, mas coesa.

Orientações

Jovair ainda ressaltou que os secretários de Finanças e da Controladoria Geral do Município estarão à disposição dos vereadores para orientações técnicas e resposta a eventuais dúvidas sobre a execução das emendas.

Pauta antiga

Vereadores de Goiânia formaram comissão temporária para apurar odor na Região Noroeste. Moradores do local reclamam que há mau cheiro intenso de esgoto. O problema teria começado há pelo menos dois meses.

Investigação

O vereador Cabo Senna (Patriota) solicitou a formação de Comissão de Investigação. Segundo ele, o problema gera incômodos, inclusive, aos pacientes e funcionários do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

Alternativa

O governador Ronaldo Caiado (UB) aponta otimismo com relação à possível saída para a perda de arrecadação de ICMS. Após o encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a possibilidade é de que o Governo Federal parcele uma recomposição dos valores aos estados.

Valores

Caiado aponta que o pagamento parcelado das perdas financeiras foi uma das propostas discutidas na reunião. Para ele, a alternativa já atende as necessidades dos governadores. Segundo dados do governo estadual, a perda advinda da alíquota do ICMS seria de R$ 5,5 bilhões para 2023 em Goiás, de um total de R$ 8 bilhões de perdas.

Judiciário

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) elegeu o juiz substituto em segundo grau, Silvânio Divino de Alvarenga, para o cargo de desembargador. A escolha ocorreu nesta quarta-feira (8) e foi definida pelo critério de antiguidade.

Troca

Silvânio substituirá o desembargador Fausto Moreira Diniz, que se aposentou. Durante a sessão, ele disse que irá “assumir esta nova missão com o propósito maior de contemplar o bem”.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.