Sagres em OFF
Rubens Salomão

Jovair busca vereadores e diz que Câmara e Paço “têm mais acertos que diferenças”

Uma semana depois de ser empossado como novo secretário de Governo, o ex-deputado federal Jovair Arantes (Republicanos)realizou reunião na Câmara Municipal nesta quarta-feira (08) com 32 dos 35 vereadores da Casa. O encontro ocorre depois de seguidas declarações na imprensa e discursos no plenário com críticas à gestão de parlamentares até então considerados aliados. Nos bastidores, vereadores apontam à Coluna que a mudança de postura já representa antecipação da eleição de 2024.

Avaliação de aliados e opositores é de que o projeto de reeleição do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) teria baixa viabilidade e, por isso, seriam apenas “pragmático” o processo de desconexão, principalmente daqueles vereadores que têm o projeto de reeleição. Jovair Arantes conversou com os vereadores e buscou atender às demandas mais imediatas: a abertura da administração para demandas dos parlamentares, com encontros periódicos, e o pagamento das emendas impositivas.

“Isso (críticas) faz parte do conteúdo político, né? A política é muito rica em diferenças e acertos. Os acertos são maiores que as diferenças e o que nós vamos buscar são exatamente os acertos, as conversas que precisam ser feitas. A parcialidade não convém para nenhum dos dois lados e os trabalhos devem ser desenvolvidos juntos”, afirma Jovair. “O que nós queremos é ajudar nessa harmonia entre o Executivo e o Legislativo”, completa.

Foto: Romário Policarpo passou a maior parte da reunião ao celular. (Crédito: Mariana Capeletti)

Menos é mais

Apesar com comparecimento de quase todos os vereadores na reunião, a intenção da base do prefeito é fazer depuração de quantos dos 30 atuais membros da base podem ser considerados fiéis. Avaliação é de que a base deve ser menor, mas coesa.

Orientações

Jovair ainda ressaltou que os secretários de Finanças e da Controladoria Geral do Município estarão à disposição dos vereadores para orientações técnicas e resposta a eventuais dúvidas sobre a execução das emendas.

Pauta antiga

Vereadores de Goiânia formaram comissão temporária para apurar odor na Região Noroeste. Moradores do local reclamam que há mau cheiro intenso de esgoto. O problema teria começado há pelo menos dois meses.

Investigação

O vereador Cabo Senna (Patriota) solicitou a formação de Comissão de Investigação. Segundo ele, o problema gera incômodos, inclusive, aos pacientes e funcionários do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

Alternativa

O governador Ronaldo Caiado (UB) aponta otimismo com relação à possível saída para a perda de arrecadação de ICMS. Após o encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a possibilidade é de que o Governo Federal parcele uma recomposição dos valores aos estados.

Valores

Caiado aponta que o pagamento parcelado das perdas financeiras foi uma das propostas discutidas na reunião. Para ele, a alternativa já atende as necessidades dos governadores. Segundo dados do governo estadual, a perda advinda da alíquota do ICMS seria de R$ 5,5 bilhões para 2023 em Goiás, de um total de R$ 8 bilhões de perdas.

Judiciário

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) elegeu o juiz substituto em segundo grau, Silvânio Divino de Alvarenga, para o cargo de desembargador. A escolha ocorreu nesta quarta-feira (8) e foi definida pelo critério de antiguidade.

Troca

Silvânio substituirá o desembargador Fausto Moreira Diniz, que se aposentou. Durante a sessão, ele disse que irá “assumir esta nova missão com o propósito maior de contemplar o bem”.

Mais lidas:

Leia também: