A jovem aprendiz Eduarda Lorrany da Silva Araújo (Foto: Reprodução/SagresTV)

Uma jovem aprendiz do Núcleo Seu Jaime em Aparecida de Goiânia, está entre os vencedores de um concurso internacional promovido pela Fundação SES e a Liga Ibero-Americana, em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). 

A jovem aprendiz Eduarda Lorrany da Silva Araújo, vencedora do concurso, fala sobre o tema da poesia em vídeo, que lhe rendeu o prêmio de uma viagem internacional. 

“Fiquei sabendo há dois dias [do resultado], então está bem recente ainda. O meu projeto foi baseado em contextos históricos e sociais, partindo da história envolvendo o machismo, o preconceito e a desigualdade social”, explica, em entrevista à Sagres.

Confira o vídeo e a entrevista na íntegra no programa Sinal Aberto a seguir

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/j6n5kSNARNU” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}

A proposta do prêmio “Modo Sapiens” foi apresentar uma ideia, projeto, ou mensagem que trouxesse respostas e abrisse debates diante de dois temas: Diversidade Sexual e Identidade e Tecnologia e Aprendizagem. 

“Eu relacionei com o nosso cotidiano, porque embora seja algo que venha de uma história longa, ainda é presente em nosso cotidiano. Eu quis abordar isso de uma forma que se encaixasse ao tema proposto pelo concurso Modo Sapiens”, afirma Eduarda, que revelou que, inicialmente, havia pensado em uma produção textual em vez de um vídeo. 

A instrutora da Renapsi Renata de Paiva Ultra destaca o talento dos jovens aprendizes, e revela que eles próprios propuseram os temas para o desenvolvimento das propostas, visando o prêmio. 

“Nós temos jovens muito talentosos, quero até parabenizar a Eduarda. É um orgulho para a gente. O nosso papel de professor, instrutor fazê-los reconhecer o talento que têm e acreditar nisso. O talento já é deles, e é muito bom fazer parte de uma equipe na qual temos jovens tão talentosos, que são o nosso futuro”, pondera. 

Participaram jovens residentes nas Américas do Sul e Central, Espanha e Portugal. Os vencedores, dois por região, são contemplados com uma viagem de intercâmbio para algum país da América Latina ou Europa. 

Os participantes foram divididos em quatro regiões: Península (Espanha e Portugal), Andina (Colômbia, Equador e Bolíva), Centro-América (Guatemala, Honduras, EL Salvador, Costa Rica, Panamá e México) e Cone-Sul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Brasil e Chile). 

O anúncio oficial e a premiação aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, durante a realização do IX Fórum Iberoamericano – Fazendo Política Juntos, nesta sexta-feira (6).