Pensar no futuro pode parecer um desafio para muitos adolescentes. Escolher uma profissão, definir objetivos e imaginar os próximos passos nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, cada vez mais escolas têm incentivado os estudantes a refletirem sobre seus sonhos e a transformá-los em metas concretas para a vida.

O assunto foi discutido no programa Ser Goiás na TV com a especialista em Recursos Humanos Deise Percílio. Segundo ela, o primeiro passo para construir um projeto de futuro é o autoconhecimento. Entender os próprios interesses, talentos, valores e desafios ajuda os jovens a tomarem decisões mais conscientes ao longo da vida.

Sonhos precisam de planejamento

A especialista explica que sonhar é importante, mas que os sonhos ganham mais força quando são acompanhados de planejamento. Para isso, é necessário refletir sobre objetivos pessoais, relações sociais, estudos e perspectivas profissionais, sempre considerando a realidade e as possibilidades de cada estudante.

Nas escolas, esse processo tem ajudado os jovens a desenvolver competências que vão além do conteúdo das disciplinas tradicionais. A proposta é estimular a autonomia, a responsabilidade e a capacidade de fazer escolhas, preparando os estudantes para os desafios que encontrarão dentro e fora da sala de aula.

Escutar os jovens faz diferença

Outro aspecto destacado por Deise Percílio é a importância de ouvir os estudantes e compreender quais temas despertam mais interesse entre eles. Quando a escola abre espaço para essa escuta, as reflexões se tornam mais próximas da realidade vivida pelos jovens, fortalecendo o engajamento e a participação nas atividades.

Segundo a especialista, o planejamento também não deve ser encarado como algo rígido. Os objetivos podem mudar ao longo da vida, assim como os sonhos e os caminhos escolhidos. O importante é desenvolver a capacidade de refletir sobre o futuro e construir estratégias para alcançar aquilo que se deseja.

Assista à entrevista completa

Mais do que escolher uma profissão, o processo de planejamento ajuda os jovens a compreenderem quem são, o que desejam para a própria vida e quais passos podem dar para transformar sonhos em realizações.

A entrevista completa com a especialista em Recursos Humanos Deise Percílio está disponível no programa Ser Goiás na TV e aprofunda a discussão sobre autoconhecimento, planejamento e construção de projetos para o futuro.

SER Goiás na TV

O SER Goiás na TV é um programa educativo diário produzido pela Fundação Sagres, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), que amplia a experiência da sala de aula por meio da televisão ao integrar comunicação e educação.

O programa aborda o reforço escolar, a recomposição das aprendizagens e os desafios contemporâneos da educação básica, oferecendo conteúdo construtivo, instrucional e orientador para estudantes, famílias e comunidade, com entrevistas, videoaulas e diretrizes pedagógicas alinhadas às políticas educacionais, em consonância com o ODS 4 – Educação de Qualidade, da Organização das Nações Unidas, reafirmando o compromisso com uma aprendizagem inclusiva, equitativa e transformadora. Todos os dias, uma edição inédita, a partir das 14h, na Demà Sagres TV.

Veja outros conteúdos

Estudantes viram pesquisadores e realizam minicenso para conhecer a realidade da escola

Farmar aura: veja as expressões usadas pela nova geração e seus significados

Projeto de Vida transforma estudantes em apresentadores de jornal escolar