A bomba que caiu no colo da Portuguesa na última terça-feira deve explodir definitivamente até a próxima quarta-feira (18). Depois de vir à tona a escalação irregular do meia Héverton no jogo contra o Grêmio, no último domingo, a CBF confirmou a irregularidade e o procurador geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, vai oferecer a denúncia ainda nesta quarta-feira. Dessa forma, a Portuguesa deve ser julgada na próxima quarta-feira (18) e pode ser rebaixada para a Série B.
Tudo parte do julgamento do meia lusitano na última sexta-feira. Héverton havia sido expulso no jogo contra o Bahia, na 36ª rodada, e cumpriu suspensão automática contra a Ponte Preta, na 37ª rodada, mas foi punido em dois jogos pelo STJD na última sexta-feira e não poderia entrar em campo contra o Grêmio, só que Héverton foi relacionado e entrou aos 32min do 2º tempo.
A Lusa garante que não foi notificada oficialmente e que o advogado que representa a equipe no Rio de Janeiro, Osvaldo Sestário, teria confirmado a punição de apenas um jogo. Com a atuação irregular, a Lusa perderia quatro pontos pela infração (três pelo erro e o ponto conquistado na partida), e dessa forma cairia de 48 pontos para 44, sendo ultrapassada pelo Fluminense, que escaparia da Série B.
A Portuguesa não descarta que tenha cometido um erro na escalação do meia, mas exigiu da CBF a gravação do julgamento de sexta-feira para comprová-lo. Caso não consiga e seja rebaixada, a equipe paulista pode entrar na Justiça Comum e interferir no campeonato de 2014. O Flamengo também pode ter cometido o mesmo erro com o lateral André Santos e também pode perder quatro pontos, mas mesmo assim, permaneceria na Série A.