A situação do Vila Nova no Campeonato Brasileiro da Série B é bastante complicada, já que o time está na lanterna com apenas cinco pontos e precisa de ao menos 13 vitórias em 24 jogos para se salvar da queda para a Série C. Muitos dizem que apenas um verdadeiro milagre salvaria o Tigrão de ser rebaixamento mais uma vez.
E é justamente nisso que se apega ao elenco colorado, de acordo com o zagueiro Júlio César. A salvação do Fluminense em 2009, quando time precisava de 9 vitórias em 11 jogos e conseguiu o feito, é hoje a maior prova para o Vila Nova de que o time não deve desistir de tentar salvar o time. Os números são contra ao time, mas a situação não é impossível.
Júlio César, revelação da base, acredita que essa conquista do Flu podia animar o time: “Vila Nova é um time de massa, que tem um grande apoio das arquibancadas e buscamos achar nosso eixo. Não podemos desistir, o Fluminense em 2009 é prova disso. Praticamente rebaixado e se salvou, estamos atrás disso, de buscar forças no grupo pra reverter isso”.
Para ele, as duras derrotas que o Vila sofreu até aqui podem servir de aprendizado para os jogadores, mas vê necessidade urgente de reação. “As derrotas nos fazem aprender, ajudam a amadurecer o time, mas temos que reagir. O espírito tem que mudar, uma postura mais dura e agressiva para conseguir as vitórias em casa, roubar alguns pontos fora e continuar na luta”.
Na atual situação a defesa é um dos setores mais criticados do time. Júlio diz entender o motivo e admite que há o que melhorar: “O sistema defensivo sempre vai ser criticado se o time não tiver bem. É ali que sempre vai explodir a bomba. Temos consciência dos erros que nós cometemos, mas a cobrança também é maior. Estamos buscando sanar os problemas, trabalhando duro”.