Sagres em OFF
Rubens Salomão

Justiça mantém ataques do PT sobre apoio de Vanderlan ao governo Bolsonaro

Os últimos dias de campanha, inclusive o derradeiro com propagandas no Rádio e na TV nesta quinta-feira (21), ainda serão de críticas da campanha da delegada Adriana Accorsi (PT) ao adversário Vanderlan Cardoso (PSD). Isso porque ação do pessedista que pedia a retirada das peças do ar foi negada na Justiça Eleitoral.

A deputada estadual intensificou os ataques a Vanderlan nas últimas duas semanas e acredita na desconstrução do candidato para alcançar crescimento e vaga no segundo turno em Goiânia.

As propagandas citadas no processo fazem referência ao apoio de Vanderlan a Bolsonaro em medidas como “redução e congelamento do salário mínimo”; “mudanças na aposentadoria”, além de acusar o adversário de ser “inimigo do povo trabalhador” e “defensor de um senador que esconde dinheiro de corrupção”, em referência à defesa de Vanderlan ao senador Chico Rodrigues.

A ação argumenta que as afirmações são “difamatórias” e “têm finalidade de degradar e ridicularizar” o candidato Vanderlan. O entendimento do juiz Reinaldo Alves Ferreira, da 134ª Zona Eleitoral de Goiânia, no entanto, foi que as alegações são legítimas do ambiente democrático da eleição e que, como senador, Vanderlan está naturalmente sujeito a críticas, que são “fruto da liberdade de pensamento”.

Ataque para cima

Além de Adriana, a campanha do deputado federal Elias Vaz (PSB) também intensificou críticas a Vanderlan com o objetivo de desidratar o candidato na reta final e alcançar vaga no segundo turno. No caso de Elias, sobram ataques também ao PT, com desgaste nacional e local.

Parceria?

As duas campanhas, no entanto, não miram qualquer crítica a Maguito Vilela (MDB) e passaram a adotar tom mais brando nas colocações sobre a gestão de Iris Rezende. Indicativos que, nos bastidores, apontam para convergência no segundo turno.

Nova adesão

Na reta final da campanha pela reeleição, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), recebeu apoio famílias tradicionais no cenário político na cidade. Em vídeo o ex-vereador Tarrigan de Melo, sobrinho do ex-prefeito Freud de Melo, declarou apoio ao emedebista. Tarrigan é filho do ex-prefeito Tanner de Melo e afirma que o anúncio vale por toda a família.

Empate técnico

Nova rodada da pesquisa do Instituto Grupom mostra empate entre Vanderlan (27,2%) e Maguito (26%) no primeiro turno. Os dois são seguidos por Adriana Accorsi (10,3%), Elias Vaz (5,5%) e os bolsonaristas Major Araújo (4%) e Gustavo Gayer (3,8%).

Ultrapassagem

O empate permanece no cenário de segundo turno, mas com Maguito na frente, com 43% das intenções de voto contra 40,1% de Vanderlan.

Metodologia

A última pesquisa do instituto Grupo teve campo realizado entre os dias 7 e 10 de novembro e ouviu 603 pessoas. O índice de confiança é de 95%, com margem de erro de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro da Pesquisa: Protocolo nº GO-07354/2020.

Herança tucana

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) finalizou Processo Administrativo de Responsabilização de Fornecedor (PAF) em que declara a inidoneidade da Log Lab Inteligência Digital Ltda, contratada na administração do ex-governador Marconi Perillo. A decisão impede a empresa de licitar e firmar contratos públicos por três anos.

Devolução

Além disso, a empresa deverá restituir R$ 1,6 milhão aos cofres do Estado. Esse ano, a CGE já havia condenado, por meio do mesmo mecanismo, outras duas empresas a devolverem o valor de R$ 23,7 milhões ao Tesouro Estadual.

O processo

A empresa de inteligência digital foi contratada em 2018 pela então Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) e foi investigada pela prática de irregularidades apontadas em dois contratos. A apuração concluiu que o processo de contratação foi manipulado e resultou em contratos com preços superfaturados.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.