Vila Nova e Juventude se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h30, no Onésio Brasileiro Alvarenga, pela segunda fase da Copa do Brasil. Não será a primeira vez que os dois clubes se encontram na competição e os gaúchos levam vantagem com uma classificação obtida há dois anos em pleno Estádio Serra Dourada.

Nos Pênaltis

Em 2019, o confronto entre Vila Nova e Juventude foi válido pela quarta – fase da Copa do Brasil. No estádio Alfredo Jaconi, empate por 1 a 1, enquanto que no Serra Dourada ficaram no 0 a 0. Na decisão por pênaltis, passou o time gaúcho, com o meia Danilo, badalada contratação colorada para aquela temporada, desperdiçando sua cobrança. Na oportunidade, os gaúchos enfrentam o Grêmio nas oitavas e foram eliminados, terminando assim o sonho do bicampeonato, já que em 1999 conquistaram o título em cima do Botafogo na final.

Acesso e temporada atual

O ano de 2020 foi bom para o Juventude, que conseguiu o acesso para a primeira divisão. O técnico Pintado foi o comandante em boa parte da Série B, mas deixou o clube antes do início da temporada 2021. Marquinhos Santos, que era o técnico em 2019 quando eliminaram o Vila Nova, está de volta. Na primeira fase da Copa do Brasil, passaram pelo Murici, de Alagoas, com uma vitória por 3 a 0 fora de casa, enquanto que no Campeonato Gaúcho, vem de empate com o Caxias por 0 a 0 em jogo que aconteceu na última segunda – feira (5), no estádio Centenário, em Caxias do Sul. No Estadual, está na 5ª posição com 13 pontos.

Elenco

No clássico Ca – Ju, o técnico Marquinhos Santos colocou em campo o seguinte time: Marcelo Carné; Samuel Santos, Cleberson, Rafael Forster e Alyson; João Paulo, Gustavo Bochecha e Guilherme Castilho; Capixaba, Marcos Vinícius e Rafael Grampola. Da formação inicial, destaque para o zagueiro Rafael Forster, que passou pelo Goiás, além dos atacantes Capixaba, que não foi bem pelo Vila Nova em 2019, e Rafael Grampola, que já atuou pelo Anápolis. No elenco, ainda tem o meia Matheuzinho, que jogou pelo Atlético em 2019 e boa parte da temporada 2020.

O confronto de 5ª feira entre Vila Nova e Juventude vale vaga para a terceira fase da Copa do Brasil e será disputado em jogo único. Caso termine empatado, a decisão será nos pênaltis. Quem avançar leva uma cota de R$ 1,7 milhão.