“Minha mulher e minha sogra”, feito por W. E. Hill. Se você está vendo a sogra, para ver a mulher não é preciso fazer nada no retrato; basta alterar sua perspectiva, seu olhar.
As possibilidades da mulher e da sogra estão dentro da consciência de quem vê; tudo o que se tem a fazer é identificar uma possibilidade ou outra. (Trecho da A Física da Alma – Goswani)

——————————————————————————————————

Hoje quero falar da Juventude, a atitude de ser jovem. Quando olhamos o desenho “Minha mulher e minha sogra”, o que se destaca na nossa percepção depende mais de como nos sentimos, nos vemos e nos colocamos diante das situações, do que da cor e data de nossa certidão de nascimento. Estou falando menos de idade, e mais de “MENTAL IDADE”.

Quem não conhece um jovem velho e um velho jovem? Quantas vezes é preciso “empurrar” e motivar um jovem a participar de algo que é sabidamente importante para ele? E o quanto censuramos nossos queridos pais e avós por quererem continuar realizando atividades que consideramos improprias para o momento deles, como dirigir e viajar sozinhos?

Tenho me inspirado em pessoas que já celebraram mais de 70 primaveras e que continuam negociando com seu corpo físico, já mais cansado, a mesmo assim seguir caminhando, se aventurando no que ainda lhe faz brilhar os olhos.

Isso é mentalidade e atitude jovem, de dentro para fora. É ainda ter sede de viver, de aprender, de conviver, de compartilhar, de manter viva a alegria e o entusiasmo dentro de nós.

Sempre que possível, busco manter esta chama em mim, brincando com as pessoas, despertando sorrisos e até comentários do tipo: “não acredito que você fez isso”. Creio que é uma maneira de expandir momentos felizes e atenuar as dores do mundo. Minha mãe, freguesa número 1, estes dias me deu uma “bronca” pelas brincadeiras e me chamou de Peter Pan. Sabe que gostei? A essência da mensagem do conto de  J. M. Barrie, criador de Peter Pan, me cativa desde a infância.

Quem sabe conseguimos ter sabedoria para integrar o ser adulto, com a típica responsabilidade desta fase, com o entusiasmo e disposição do jovem?

Namastê

Obs: O que me inspirou a escrever este texto foi este vídeo encantador, de uma senhorinha com Alzheimer descobrindo a idade. Quem sabe te inspira a ter mais Atitude Jovem.